Blog Bom Jesus Notícias

Bom Jesus da Serra: CEJA está com matrículas abertas para a primeira turma do EJA

O Colégio Estadual Juvêncio Amaral está com as matrículas abertas para a primeira turma do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Podem se matricular maiores de 18 anos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental II ou EJA. Os documentos necessários para a matrícula são: Histórico Escolar; Originais e cópia do RG, CPF, Cartão do SUS, Carteira de Vacinação; Comprovante de Residência e uma foto 3×4. O horário de funcionamento do CEJA é das 8h as 12h e das 13h as 17h de segunda a sexta.

Barragem do Cipó em Mirante está entre as 10 barragens da Bahia ameaçadas de rompimento, diz ANA

Um relatório divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) no final do ano passado apontou 45 barragens em todo Brasil com algum nível de preocupação. Destas, cinco estão em Minas Gerais e dez na Bahia – maior número em todo o país. Na lista, no entanto, não consta a barragem Mina do Feijão, em Brumadinho (Minas), que se rompeu na sexta-feira (25). Na Bahia, as estruturas com risco são: Afligidos (em São Gonçalo dos Campos), Apertado (Mucugê), Araci (na cidade de mesmo nome), Cipó (Mirante), Luiz Vieira (Rio de Contas), RS1 e RS2, em Camaçari, Tabua II (Ibiassucê), Zabumbão (Paramirim) e Pinhões (Juazeiro/Curaçá).

Time de Boa Nova é campeão do “I Festival de Futsal de Bom Jesus da Serra”

A seleção de futsal feminino “Oliveira”, da cidade de Boa Nova-BA, sagrou-se campeã do 1º zonal de futsal feminino realizado neste domingo (27) no Ginásio de Esporte Marcos Túlio de Matos, em Bom Jesus da Serra.

Na final venceu Oliveira por 4 X 2, numa vitória indiscutível. América de Planalto foi vice-campeão e a seleção de Bom Jesus ficou em terceiro lugar.

Elogios de todas as partes para a equipe de organização do evento, que teve o comando de Abel, Geovane e Renê. Parabéns pelo magnífico trabalho realizado, para que tudo saísse às mil maravilhas. // Informações do Blog Bom Jesus Destak.

Alerta em Itagibá: Barragem de rejeitos está entre as 4 na Bahia com alto potencial de dano, diz gerente da ANM

A barragem de rejeitos da Mirabela Mineração, localizada no município de Itagibá, está entre as 4 que têm alto potencial de dano na Bahia. A informação é do gerente regional da Agência Nacional de Mineração na Bahia (ANM), Cláudio da Cruz Lima, em entrevista ao G1. Conforme Cláudio, na Bahia existem 14 barragens de rejeitos. “Enquanto Minas (Gerais) tem mais de 400 barragens no Plano Nacional de Segurança de Barragens, a Bahia possui apenas 14. Isso nos permite monitorar as barragens, no mínimo, uma vez por ano. Algumas são monitoradas até duas vezes por ano”, disse Lima, que ainda revelou onde estão localizadas as barragens com maiores preocupações.

A Mirabela Mineração suspendeu a exploração de níquel sulfetado em maio de 2016. No ano seguinte, a equipe da mineradora fez apresentações nas cidades de Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal informando que a barragem de rejeitos da Mirabela é segura. Vale ressaltar que ela fica próxima ao Rio de Contas que banha as cidades acima citadas e deságua no mar em Itacaré. Na manhã desse sábado, 26, nossa reportagem manteve contato com o setor de comunicação da mineradora, que nos informou que até a segunda-feira, 28, responderá todas as perguntas feitas pela nossa redação.  A Mirabela pretende retornar às atividades de exploração minerais no primeiro semestre desse ano. // Informações do G1.