Blog Bom Jesus Notícias

Bom Jesus da Serra – 30 anos: Nós construímos a nossa história

O município de Bom Jesus da Serra completa 30 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira (13 de junho) – Tendo como municípios limítrofes Anagé, Boa Nova, Caetanos, Mirante, Poções e Planalto, apresentaremos um breve histórico da povoação da Cidade de Bom Jesus da Serra, segundo fontes e bastante consideradas. A cidade está assentada onde outrora se conhecia como a sede da Fazenda Bom Jesus de Baixo, cujas terras pertenceram a Timóteo Gonçalves da Costa, aquele que fundou o arraial da cidade de Poções, estas terras, após a morte de Timóteo, ficaram para o seu filho o Capitão Bernardo Gonçalves da Costa. Os últimos proprietários dessas terras, chamadas de Bom Jesus de Baixo, foram Daniel Ferreira da Costa (ou Joaquim Manoel Teixeira) e Vicença Ferreira Campos, que na data de 31 de dezembro de 1887 venderam para o Capitão Raimundo Pereira de Magalhães pela quantia de 20$000 (vinte mil réis), cuja escritura foi lavrada na mesma data.

Posteriormente, passaram-se aos herdeiros que tinham como objetivo desenvolver a agricultura e a pecuária. Ao redor da sede da fazenda, foram criadas casas de moradia e comerciais, capela, cemitério etc. Os fundadores lotearam áreas e convidaram amigos e parentes a construírem casas na localidade. Afluíram muitos membros da família Meira, e outras famílias como Moreno, Moreira do Carmo e Amaral (as pioneiras). O comércio do arraial ganhou grande impulso, foi criada uma feira livre onde os produtores rurais vendiam suas mercadorias, tais como: laticínios, carnes, mamona, milho, feijão, farinha de mandioca e outros gêneros, quase sempre enviados para Poções.

A descoberta e exploração da mina de amianto no Povoado São Félix iniciou-se na década de 1930, sendo até então a única do País, com as atividades durando quase 30 anos, produzido milhões de toneladas de lã de amianto e exportado este minério até para a França. Na década de 1940, instalou-se uma usina para beneficiamento de caroá, muito abundante em toda caatinga e que era transformada em corda e barbante e levada para Salvador. A partir de 1945, com o desinstalar da usina, houve uma forte decadência em todo o povoado. A feira livre semanal foi extinta e transferida para a fazenda Bonfim do Amianto. Mais ou menos nesta mesma época foi desativada a exploração da mina de amianto por ter trazido sérios problemas de saúde para muitas pessoas. Já no ano de 1953, Bom Jesus da Serra passou a sediar o Distrito de Paz, com a extinção do Distrito de Água Bela, ao qual pertencia o Arraial de Bom Jesus da Serra, que foi elevado à categoria de Vila de Bom Jesus da Serra, retomando o seu progresso.

“Bom Jesus da Serra – 30 anos”: Confira os preparativos para as comemorações

Nesta quinta-feira (13 de Junho de 2019), Bom Jesus da Serra comemora 30 anos de emancipação política, e para comemorar a data, a Prefeitura Municipal prepara uma série de atividades para comemorar a importante data, ocasião em que Bom Jesus se desmembrou do município de Poções.

Estão sendo montados, vários stands que vão retratar a trajetória do município ao longo destes 30 anos de independência política. Várias atividades serão apresentadas durante o dia e a noite acontecerá shows musicais com: Gilvan (O Rei da Festa) – Manoel Silva – Gilberto Show e Wanderley Sousa.

Confira as fotos da estrutura:

[RoyalSlider Error] No post attachments found.

Wagner Ramos presta homenagem aos “30 Anos de Emancipação Política de Mirante”; assista

MIRANTE – 30 ANOS ORGULHO é o sentimento que me define neste dia especial em que a nossa cidade completa 30 anos de história. Mirante é verdadeiramente TERRA DE POVO HOSPITALEIRO, uma cidade de um povo trabalhador e acolhedor. Sinto uma felicidade imensa em saber que somos essa história, contribuindo no crescimento e o desenvolvimento de nossa cidade. Neste 13 de junho desejo que nossa cidade e todos os mirantenses transborde de LEMBRANÇAS de NOSSAS CONQUISTAS e REALIZAÇÕES, e que nossos corações permaneça o mais puro sentimento de GRATIDÃO pelo que SOMOS. Parabéns para toda essa gente que com seu trabalho diário faz Mirante desenvolver. Façamos uma ORAÇÃO neste aniversário de Mirante, pedindo a DEUS por todos nós, saúde e sabedoria, para que toda ENERGIA POSITIVA do NOSSO POVO seja absorvida pela nossa cidade. Parabéns Mirante! – Uma homenagem de Wagner Ramos.

Bom Jesus da Serra: Prefeito Gazzo decreta Ponto Facultativo no dia 14 de junho – (sexta-feira)

foto: Site Expressão Bahia

“O Prefeito Municipal de Bom Jesus da Serra, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município e demais disposições legais, DECRETA: Art. 1º – Fica decretado PONTO FACULTATIVO no dia 14 de junho de 2019 em decorrência das comemorações de 30 (trinta) anos de Emancipação Política do Município de Bom Jesus da Serra-BA. Art. 2º O disposto no artigo anterior não se aplica as atividades que constituem serviços públicos essenciais, cuja prestação não admita interrupção. Art. 3º – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Bom Jesus da Serra, Bahia, 12 de junho de 2019″. Diz o decreto do Prefeito Gazzo.

Ação da “Semana do Bebê” é realizada na Creche Municipal, em Bom Jesus da Serra

Aconteceu na tarde da última sexta-feira (07), na Creche Municipal Fonte do Saber, a “Semana do Bebê”, ação que consiste em apresentar programas voltados à proteção social de gestantes e crianças de idade gestacional até os 6 anos de idade. O evento Onde contou com a presença dos pais, responsáveis, educadores, Secretária de Assistência Social Maria Lúcia, Assistente Social, Psicólogos, entre outros.

A ‘I SEMANA DO BÊBE’ na cidade de Bom Jesus da Serra, Resultado para o SELO UNICEF, aprovado pelo CMDCA e com o projeto: A Auto Estima na Primeira Infância, elaborado pela assistente social e articuladora do Selo UNICEF Orleide Pacheco e executado nos dias 03 a 07 de junho pelas políticas sociais Educação, Saúde e Assistência Social, com a culminância na Creche Municipal Fonte do Saber em encontro com pais/responsáveis de crianças da creche e o SCFV com palestras sobre a temática com as psicólogas Beatriz do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Mirela Ferreira da Secretária Municipal de Educação. // (Informações: Blog Bom Jesus Destak).

  • Mais Fotos:

[RoyalSlider Error] No post attachments found.