Pouco mais de sete minutos depois de a Justiça ordenar a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), às 16h23, quando a notícia já havia sido publicada em portais de notícias, um assessor de imprensa do presidente Jair Bolsonaro (PSL) se aproximou dele e lhe mostrou a tela de um celular. O pesselista acompanhava um evento em Goiânia. Não é possível saber se o telefone exibia a notícia da soltura do adversário de Bolsonaro. Mas, na capital goiana, o político do PSL cancelou uma entrevista que estava anunciada por sua própria equipe de comunicação. Não mencionou a soltura de Lula em seu discurso e evitou a imprensa em eventos dos quais participou na cidade e desistiu de uma entrevista que aconteceria em um dos locais.
Dia: 8 de novembro de 2019
Lula deixa a prisão em Curitiba após decisão do STF
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a prisão em Curitiba após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (8). Lula saiu da Superintendência da Polícia Federal (PF) por volta das 17h40. Condenado em duas instâncias no caso do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato, Lula cumpria pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias. Agora, o juiz Danilo Pereira Jr. autorizou que Lula recorra em liberdade. Nesta quinta-feira (7), por 6 votos a 5, o STF decidiu derrubar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, alterando um entendimento que vinha sendo adotado desde 2016.
Conquista: Polícia descarta que morte de Hiago tenha relação com a atividade de transporte por aplicativo
A Polícia Civil considera remota a possibilidade de que o assassinato do universitário Hiago Evangelista Freitas, de 24 anos, tenha relação com a sua atividade de motorista por aplicativo. De acordo com o delegado da Delegacia de Homicídios, Marcus Vinícius, as investigações estão avançando e são remotas as possibilidades de que o crime tenha sido motivado por uma disputa de categorias de transporte. O delegado afirma que as investigações apontam para outro caminho.
Horas depois do corpo de Hiago ser encontrado, foram publicados áudios nas redes sociais afirmando que o caso tivesse relação com disputas entre motoristas de aplicativo e taxistas. Para o delegado as afirmações não procedem e são inconsequentes. Um adesivo de aplicativo foi encontrado ao lado do corpo de Hiago sob uma pedra. Policiais civis acreditam que pode ter havido uma tentativa de enganar a polícia para que não seja descoberto o verdadeiro motivo do crime. O delegado não revela detalhes, mas é possível perceber que a PC está bem próxima de revelar o motivo da morte de Hiago. // informações do Blitz Conquista.
Multidão aguarda a saída de Lula da Polícia Federal
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está livre. O alvará de soltura foi expedido pelo juiz Danilo Pereira Junior, titular da 12ª Vara Federal de Curitiba, foi enviado às 16h15 desta sexta-feira (8) e o petista pode sair do prédio da Polícia Federal a qualquer momento. Uma multidão está no local e aguarda pela saída do petista.
Danilo foi o responsável já que a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena de Lula, está de férias até o dia 22 deste mês. O pedido da defesa do ex-presidente estava nas mãos do juiz desde às 12h50. O advogado Cristiano Zanin, protocolou o pedido de liberdade por volta das 11h30, após se reunir com Lula.
Justiça autoriza que Lula seja libertado e deixe a PF em Curitiba
A Justiça autorizou a saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da prisão. Com a decisão, o petista pode deixar a Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba. A decisão coube ao juiz Danilo Pereira Jr., que substitui Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal em Curitiba. Lebbos, que está em férias, é a responsável pela execução da pena de Lula. Lula foi beneficiado pela decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que, em julgamento finalizado ontem, proibiu prisão após condenação em segunda instância, caso de Lula. A defesa do ex-presidente havia entrado com o pedido de soltura no final da manhã de hoje.
Advogado de Lula conversa com juiz e espera soltura
O advogado de Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin, reuniu-se hoje com o juiz que julgará o pedido de soltura do ex-presidente. Ao sair do encontro, Zanin disse que espera que a libertação de Lula ocorra o mais brevemente possível. “Expusemos nosso ponto e temos que aguardar”, disse Zanin, ao deixar a sede da Justiça Federal do Paraná. “Pedimos urgência, mas isso depende do magistrado.” Zanin chegou à Justiça Federal do Paraná às 13h e deixou o espaço as 15h40. A audiência sobre o caso de Lula durou cerca de 15 minutos, segundo Zanin.
Tragédia: Corpo encontrado é do jovem Hiago, diz família a Polícia
O que se suspeitava foi concretizado. O corpo carbonizado encontrado próximo ao distrito de São Sebastião, em Conquista, é do jovem universitário Hiago Evangelista, que estava desaparecido desde o início da semana.
Hiago era motorista de aplicativo e aluno do curso de odontologia da Faculdade Independente do Nordeste, a FAINOR.
Segundo o coordenador regional da Polícia Civil, Fabiano Aurich, a suspeita é de que Hiago tenha sido vítima de um sequestro. A família confirmou a polícia que o corpo é de Hiago.
O jovem era muito querido por amigos e familiares. Uma tristeza e comoção total. // informações do Blog do Rodrigo Ferraz.
Urgente em Conquista: Carro de Hiago é encontrado no Alto Maron
O mistério continua. Até o momento Hiago Evangelista não foi encontrado. O universitário e motorista de aplicativo está desaparecido em Conquista há quase 2 dias.
Um fato novo poderá ajudar nas investigações: o carro que Hiago usa a trabalho foi encontrado no Bairro Alto Maron.
Equipes da 77ª Companhia Independente de Polícia se deslocaram ao local e aguardam a chegada da perícia. // informações do Blog do Rodrigo Ferraz.
Lula não descarta se mudar para a Bahia após deixar a prisão
O ex-presidente Lula afirmou que deve morar no Nordeste quando deixar a prisão. Ele cumpre pena em Curitiba, mas pode ser beneficiado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a prisão após condenação em 2ª instância.
Em entrevista ao site Brasil de Fato, Lula afirmou que um dos locais para onde ele pode se mudar é a Bahia.
“Quando deixei a Presidência, tinha vontade de morar no Nordeste, vontade de voltar para meu Pernambuco, vontade de morar não perto da praia, mas num lugar em que pudesse ir à praia. Pensava em ir para Bahia, Rio Grande do Norte, mas a Marisa não quis ir porque ela nasceu em São Bernardo, e o mundo dela era São Bernardo. Eu não tenho mais o que fazer em São Bernardo”, disse.
Vale lembrar que Lula tem grande popularidade no Nordeste, onde seu candidato em 2018, Fernando Haddad, venceu o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).
Urgente: Corpo carbonizado é encontrado entre Conquista e Barra do Choça
Um corpo carbonizado foi encontrado na manhã desta sexta-feira (08), no distrito de São Sebastião, na zona rural de Vitória da Conquista, nas proximidades da cidade de Barra do Choça. A identidade da vítima ainda é desconhecida. Em breve, novas informações. // informações do Blog do Sena.
Acusado de matar Marielle usava foto de Bolsonaro em perfil do WhatsApp
No inquérito que apura as investigações do assassinato de Marielle Franco, os investigadores detalharam os dados de um dos telefones de Ronnie Lessa, o ex-policial acusado de executar a vereadora. De acordo com a Folha de S. Paulo, a foto utilizada no perfil do Whatsapp do acusado é do presidente Jair Bolsonaro. A imagem mostra o presidente entre as bandeiras de Israel. Ainda segundo o jornal, o filho mais novo de Jair Bolsonaro, Renan Bolsonaro, já namorou a filha de Ronnie Lessa. O presidente e o ex-policial têm casas no mesmo condomínio em um bairro nobre do Rio de Janeiro.
Lula planeja viajar pelo Brasil para reorganizar oposição ao governo, após ser solto
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula vai pedir nesta sexta-feira sua imediata liberdade à 12ª Vara de Execuções Penais (VEP) de Curitiba. Caberá à juíza Carolina Lebbos autorizar a soltura do petista e de outros presos na mesma situação, como o ex-ministro José Dirceu. Caso Lula seja solto hoje, ele terá ficado 580 dias na cadeia. Nas conversas que manteve nas semanas que antecederam a decisão de ontem do STF, Lula deixou claro aos seus aliados que, ao ganhar a liberdade, dois pontos vão marcar a sua atuação política: não fará inflexão ao centro nem empunhará a bandeira de deslegitimar o governo do presidente Jair Bolsonaro , como em eventual campanha por impeachment. Lula planeja viajar o país e tentar fortalecer a oposição ao governo. Também está previsto um giro internacional para se encontrar com personalidades que se manifestaram contra a sua prisão. Mas o primeiro ato do petista ao ser libertado será em Curitiba , em frente à Polícia Federal . O ex-presidente quer prestar uma homenagem aos simpatizantes que ficaram em vigília no local durante um ano e sete meses. A expectativa é que também ocorra um comício em São Paulo ou São Bernardo do Campo, em seguida.