Dia: 9 de novembro de 2019
Após discurso de Lula, Moro rebate no Twitter: “não respondo a criminosos”
Após ser chamado de “canalha” pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante discurso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, na tarde de hoje, o ex-juiz Sergio Moro, ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro, usou o Twitter para rebater as críticas do petista. Moro afirmou que “algumas pessoas só merecem ser ignoradas”. No discurso, Lula disse que aceitou ser preso para provar “Moro não era juiz, era um canalha”.
Após Lula ser solto, EUA dizem confiar em instituições democráticas do Brasil
Os Estados Unidos manifestaram hoje confiança nas instituições democráticas do Brasil após a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ficou 580 dias preso em Curitiba por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo caso do tríplex do Guarujá (SP). “Temos confiança nas instituições democráticas do Brasil”, disse o Departamento de Estado americano em comunicado.
A nota ressalta que Washington teve conhecimento de que Lula “foi solto após uma decisão do Supremo Tribunal Federal do Brasil” e a classificou como “um assunto interno” do país sul-americano. Lula, de 74 anos, deixou ontem a sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba após o STF, em sessão realizada no dia anterior, mudar de entendimento sobre a prisão de condenados em segunda instância, passando a considerar que eles só podem ser encarcerados após o esgotamento de todos os recursos.
O ex-presidente responde a nove processos na Justiça, todos relacionados com casos de corrupção, e já foi condenado em dois. Lula, que se diz vítima de uma “perseguição judicial e política”, estava preso desde abril de 2018.
Lula: Poderia ter ido a uma embaixada, mas quis provar que Moro é um “canalha”
Um dia após deixar a prisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje que se entregou à PF (Polícia Federal), em abril do ano passado, para “cumprir um papel”. Lula afirmou que poderia ter escolhido fugir para outro país ou se refugiar em uma embaixada, mas tomou a decisão de se deixar prender para provar que o ex-juiz Sergio Moro “não era um juiz”, mas sim um “canalha” que o estava julgando.
Em discurso, Lula diz que Bolsonaro foi eleito para governar para o povo brasileiro e não para os milicianos do Rio
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na tarde deste sábado (9) em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e disse que o governo de Jair Bolsonaro foi eleito para governar para o povo brasileiro e não para os milicianos do Rio. Estavam presentes Fernando Haddad, Marcelo Freixo, Guilherme Boulos, Gleisi Hoffmann e outras lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT).
“Ele [Bolsonaro] foi eleito. Democraticamente nós aceitamos o resultado da eleição. Esse cara tem um mandato de 4 anos. Agora, ele foi eleito para governar pra o povo basileiro, e não para governar para os milicianos do Rio de Janeiro” – Lula.
Lula ataca Globo, Moro e Bolsonaro em discurso no ABC, e avisa: “Eu estou de volta”
Em discurso um dia após ser solto da sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR), onde cumpria pena, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a Rede Globo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP). Embora tenha dito que tenha saído sem ódio dos quase 20 meses de prisão, Lula subiu o tom e partiu para o confronto político. Lula chegou às 13h13 na sede dos Sindicato dos Metalúrgicos, em São Paulo. Foi recebido por um tapete vermelho. Subiu ao palanque e começou o discurso pouco antes das 15h.
Advogado Dr. Pinto é homenageado no Tribunal do Júri em Vitória da Conquista
Nesta sexta-feira, dia 08 de novembro de 2019, em Vitória da Conquista, na sequência dos julgamentos do mês nacional do Tribunal do Júri, o Advogado José Pinto de Souza Filho foi homenageado em plenário, após seu retorno à tribuna depois de ter enfrentado problemas de saúde. O Promotor de Justiça José Junseira Almeida de Oliveira e o Juiz de Direito Reno Viana Soares saudaram o ilustre advogado, ressaltando que o mesmo possui mais de 40 (quarenta) anos de atuação no Tribunal do Júri, sendo um dos mais experientes profissionais dessa área no sudoeste baiano. Dr. Pinto é uma figura bastante conhecida e querida na região de Bom Jesus da Serra, onde possui uma fazenda e coleciona diversas amizades.
Decisão que libertou Lula e outros presos gera enganos e fake news na rede
O julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a execução da pena a partir da segunda instância mal tinha acabado na noite da última quinta-feira (7) e uma série de correntes na internet já começaram a especular sobre os efeitos da decisão. De liberação de estupradores e pedófilos a mais de 85 mil presos soltos imediatamente, internautas fizeram postagens desde a decisão por 6 a 5 contra a prisão antes de esgotarem-se as possibilidades de defesa, o chamado “trânsito em julgado”. O UOL Confere checou algumas delas:
Ministros não defenderam pedófilos e estupradores:
Desde a semana passada, cinco montagens com rostos de cinco ministros da Suprema Corte têm circulado pelas redes sociais atribuindo a eles frases em defesa de condenados por pedofilia, corrupção, tráfico de drogas, homicídio e estupro.
Bom Jesus da Serra: Confira os jogos da 2ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol
Confira os jogos, que acontecem na sede e zona rural;
Moradores de sete cidades baianas sentem tremor de terra
Ao menos sete cidades da Bahia foram atingidas por um tremor de terra, na madrugada deste sábado (09). Os municípios atingidos foram Mutuípe, Laje, Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Ubaíra, Brejões e Amargosa. Não há informações de qualquer estrago na cidade por conta do tremor. A ocorrência foi confirmada pelo Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Conforme o G1, o geofísico Eduardo Menezes informou que o recôncavo da Bahia é uma região sismicamente ativa.