Na noite de hoje, a TV Clube, afiliada da TV Globo no Piauí, comunicou que o jornalista piauiense Marcelo Magno Ribeiro Barbosa testou positivo para o coronavírus. Ele é um dos integrantes do rodízio de fins de semana do Jornal Nacional e apresentou o telejornal no último dia 7. Marcelo Magno está há quatro dias internado em um hospital particular de Teresina em estado grave e na UTI. O último boletim médico informou que o jornalista respira com ventilação mecânica.
Dia: 19 de março de 2020
Região Sudoeste: Exame dá negativo para o primeiro caso suspeito de coronavírus em Planalto
A Prefeitura de Planalto por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o primeiro caso suspeito do novo coronavírus – (Covid-19) no município, foi testado negativo para a doença. O caso havia sido notificado pela Secretaria de Saúde do município na última segunda-feira, 16. Informações do Blog Planalto na Mídia.
Bolsonaro critica medidas de estados: ‘Remédio em excesso faz mal ao paciente’
O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta quinta-feira (19) medidas tomadas por governadores de estados para conter a propagação do novo coronavírus. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro não citou nomes, mas mencionou medidas relacionadas ao fechamento de comércios e divisas, adotadas em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. O argumento do presidente é de que as medidas podem prejudicar a economia.
Bahia segue com 31 casos confirmados de Covid-19
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na tarde desta quinta-feira (19) que 31 casos de Covid-19 foram identificados no estado.
De janeiro até as 17 horas de hoje (19), a Bahia registrou 998 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 31 foram confirmados, 443 foram descartados e 524 aguardam análise laboratorial. As localidades com casos confirmados são: Salvador (18), Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2), Prado (1) e Itabuna (1).
Mirante: Prefeito Lucio Meira decreta situação de emergência no município devido ao coronavírus
O Prefeito de Mirante, Lucio Meira, no uso de suas atribuições constitucionais. Considerando os termos da Portaria do Ministério da Saúde no 188, publicada em 03 de fevereiro de 2020, que declarou estado de emergência de saúde pública em âmbito nacional, por causa da Covid-19; Considerando a declaração de pandemia pela “Covid-19” divulgada pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020.
Considerando o risco iminente do início da terceira fase da transmissão do aludido vírus (“fase comunitária”), que ocorrerá quando o número de casos aumentará exponencialmente, sem que seja possível identificar-se a fonte ou pessoa transmissora; Considerando que mesmo em face dos dados estatísticos (80 a 85% dos casos não levam ao risco de morte), a situação principalmente dos idosos inspira cuidados por parte do Poder Público por força da Constituição da República, art. 196 cumulado com art. 5o da Lei Federal no 13.979/2020; Considerando que, de acordo com a imprensa, existem na data de hoje 17 (dezessete) casos da doença confirmados no Estado da Bahia.
Bom Jesus da Serra: Secretaria Municipal de Saúde emite Nota Técnica atualizada sobre o Novo Coronavírus (COVID-19)clique aqui
Considerando a NOTA TÉCNICA n° 01 GASEC/COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus da Serra conjuntamente com os Departamentos de Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Agricultura, vem por meio desta nota, orientar a população quanto às medidas não farmacológicas que devem ser adotadas por órgãos públicos e pela população para evitar a transmissão do vírus no município.
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) defende que pacientes com casos leves de coronavírus devem permanecer em isolamento domiciliar e não devem procurar assistência médica imediata, exceto nos casos de agravamento do quadro de saúde, como febre, desconforto respiratório, baixa de saturação, tendo em vista que a superlotação dos prontos atendimentos e emergências dos hospitais aumentaria o risco de transmissão e sobrecarregaria os serviços de saúde.
Pandemia de Coronavírus: Governador decreta situação de emergência em toda a Bahia
O Governo do Estado da Bahia decretou situação de emergência em todo o território por causa do Coronavírus (Covid-19). O decreto está na publicação do Diário Oficial (DOE) desta quinta-feira (19). Até a tarde desta quinta-feira (27) eram 30 casos de pacientes infectados pela Covid-19. Conforme o decreto que tem prazo de 180 dias e pode ser prorrogado, “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença”. Outro decreto também publicado no Diário Oficial desta quinta-feira determina a requisição administrativa de bens e serviços, como máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção, luvas, aventais hospitalares, óculos de proteção e antissépticos para higienização.
Bahia tem 30 casos de Covid-19; Sesab estima que número passe de 100 no fim de semana
A Bahia já soma 30 casos confirmados de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com o secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas, a Bahia está registrando uma média de incremento de novos casos de 50% em relação ao dia anterior. “O que nos faz antever que passaremos no final de semana de cem casos no estado da Bahia”, previu o titular da Sesab durante transmissão ao vivo nesta quinta-feira (19).
Salvador é a cidade que contabiliza o maior número de casos no estado com 18 ocorrências. Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2) e Prado (1).
Desde o mês de janeiro, quando as infecções começaram a ser identificadas, até às 14 horas desta quinta-feira (19), a Bahia registrou 998 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes 443 foram descartados e 525 aguardam análise laboratorial. Informações do Bahia Notícias.
Anvisa impede Sesab de atuar contra coronavírus no aeroporto de Salvador
Equipes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) foram proibidas de atuar contra o novo coronavírus (Covid-19) no aeroporto de Salvador, durante a manhã desta quinta-feira (19). De acordo com o secretário da pasta, Fábio Vilas-Boas, a Sesab tentou acessar a área de desembarque interno para filtrar passageiros de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de voos internacionais, mas foram impedidos pela Polícia Aeroportuária, que atendia ordem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Bingo Beneficente que seria realizado no Campo da Volta é cancelado
O Bingo Beneficente que seria realizado no próximo dia 22 de março, na região do Campo da Volta, foi cancelado devido ao coronavírus. A informação foi repassada ao Blog através de Gisa Ribeiro, organizadora do bingo. Uma nova data será marcada.
Petrobras reduz preços da gasolina em 12% e do diesel em 7,5%
A Petrobras (PETR3;PETR4) informou que a partir desta quinta-feira, 19, vai reduzir preço da gasolina em 12%, depois de ter anunciado, na semana passada, queda de 9,5% para o combustível. O preço do diesel terá queda de 7,5%, acima da redução de 6,5% ocorrida na semana passada.
Os preços dos combustíveis da Petrobras seguem a política da empresa de repassar para o mercado a paridade com o preço internacional.
Desde o último final de semana, o petróleo acelerou o processo de perda de valor, agravado na terça pela fala do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de prováveis medidas adicionais para conter o coronavírus,como a proibição de voos vindos do México e Canadá, depois de já ter fechado outras fronteiras.
Triste Situação: Itália já prevê deixar pacientes de coronavírus com mais de 80 anos morrerem
Segundo país mais afetado pela pandemia do novo coronavírus no mundo, a Itália se prepara para ter que escolher quem vive e quem morre durante a crise, de acordo com o The Telegraph.
Um documento obtido pelo o jornal inglês, elaborada por um gabinete de crise em Turim, aponta que o país terá que negar atendimento para pacientes com mais de 80 anos ou que apresentem más condições de saúde em unidades de terapia intesiva (UTIs).
Remédio japonês curou pacientes com coronavírus em 4 dias
A China confirmou nesta quinta-feira, 18, que um medicamento japonês, usado no tratamento da gripe, se mostrou eficaz no combate ao coronavírus.
Pacientes medicados com o Favipiravir, produzido comercialmente no Japão com o nome de Avigan, testaram negativo para o Covid-19 em quatro dias, na média. Quem não recebeu o antiviral demorou onze dias para se curar.