O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinalizou nesta terça-feira que a data das eleições municipais deste ano deve ser adiada em razão da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Maia afirmou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), irá montar um grupo de deputados e senadores na próxima semana para debater o assunto. A tendência, de acordo com o presidente da Câmara, é postergar a data do pleito, marcada para o dia 4 de outubro. Entretanto, segundo ele, há o entendimento de que a medida não deverá compreender a postergação de mandato de prefeitos e vereadores. As prefeituras seriam ocupadas, portanto, por um político eleito ainda este ano. Para que haja a mudança, os parlamentares precisam alterar a Constituição. A Carta determina, em ano eleitoral, a votação de primeiro turno no primeiro domingo do mês de outubro e o segundo turno no último domingo de outubro. *Com informações do Portal IG.
Dia: 19 de maio de 2020
Brasil passa pela 1ª vez de mil mortes por Covid-19 incluídas no balanço em um dia e chega ao total de 17.971
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (19) seu mais recente balanço de mortes e casos confirmados de Covid-19. Os principais dados são:
- 17.971 mortes, eram 16.792 na segunda
- Em 24 horas, foram mais 1.179 novas mortes registradas
- 271.628 casos confirmados, eram 254.220 casos na segunda
- Em 24 horas, foram mais 17.408 casos
Em número recorde, Bahia registra mais de 2 mil casos de coronavírus em 24h
Com mais 2.132 casos de coronavírus em 24h, a Bahia registrou o recorde diário de diagnósticos positivos, num aumento de 24% em relação ao registrado na última segunda-feira (18). A informação é identificada através dos números disponibilizados nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Com a atualização, o estado chegou a 11.013 casos da doença no acumulado, com 7.884 casos ativos. Com mais 14 óbitos, a Bahia chegou a 326 mortes pela Covid-19 – foram 13 em Salvador e uma em Miguel Calmon, no Vale do Jiquiriçá. *Com informações do Bahia Notícias.
Covid-19: Entenda a diferença entre Lockdown, Quarentena e Isolamento
Nesses tempos de pandemia são tantas palavras novas que entraram no nosso dia a dia. Vamos aprender melhor o que cada uma significa?
Bahia tem 11.013 casos confirmados de Covid-19 e 326 óbitos
A Bahia registra 11.013 casos confirmados de Covid-19, o que representa 17,29% do total de casos notificados no estado e 326 óbitos. Cumpre ressaltar que, no dia 19 de maio, 2.377 casos confirmados aguardam validação dos municípios. Considerando o número de 11.013 casos confirmados, 2.803 recuperados e 326 óbitos, 7.884 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 1.724 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Os casos confirmados ocorreram em 220 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,73%).
Bom Jesus da Serra: Serviço de patrolagem chega às Regiões da Arara 1 e 2
Depois de um longo período chuvoso no município de Bom Jesus da Serra, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras segue realizando serviços de patrolagem em diversas regiões rurais do município, que vai garantir uma estrada de qualidade, segura e transitável para quem passa por essas estradas vicinais. Nesta terça-feira (19) as máquinas chegaram às regiões de Arara 1 e Arara 2, que ficam depois do povoado do Bonfim do Amianto.
Veja mais fotos:
Mirante: Prefeito Lucio Meira garante a distribuição do ‘kit merenda escolar’ no município
O prefeito de Mirante-BA, Lucio Meira, anunciou nesta terça-feira (19) que a prefeitura municipal estará distribuindo os kits da merenda escolar para alunos do município. Os alunos serão contactados pela escola na qual estuda.
Zé Cocá prevê crise nos municípios e defende valorização dos agentes comunitários
Durante live realizada na noite desta segunda-feira (18), com a participação dos prefeitos João Véi, de Lafaiete Coutinho, e Patrick Lopes, de Jitaúna, o deputado estadual Zé Cocá (PP), alertou que, por causa dos impactos econômicos e tributários decorrentes da pandemia do coronavírus, entre os meses de julho a setembro os municípios baianos poderão entrar em crise, com a queda de arrecadação. “Os gestores públicos precisam se preparar para esse momento”, disse o deputado, lamentando que até agora o presidente da República não sancionou o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, destinando ajuda aos estados e municípios.