Blog Bom Jesus Notícias

Auxílio emergencial será pago em 2021? Pode ser prorrogado? Paulo Guedes responde!

Foto: Reprodução

Embora a pandemia de coronavírus não tenha data para acabar, o auxílio emergencial tem. Oficialmente, o governo afirma que o principal e mais caro programa para combater a crise de 2020 termina em dezembro, com alguns saques residuais até 27 de janeiro. Mas isso não significa que as coisas não podem mudar.

O próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a prorrogação do auxílio seria necessária no caso de uma segunda onda de covid-19. Isso foi em 11 de novembro. De lá para cá, a média de mortes voltou a subir. As aglomerações nas festas de final de ano podem piorar o cenário de contaminações e a vacinação ainda não tem data certa para começar. 

Leia mais no UOL…

Fim do auxílio emergencial deixa o Brasil entre o medo da pandemia e do desemprego em 2021

Pilar Olivares/REUTERS

Não foi fácil atravessar o ano de 2020, mas o fim dele preocupa ainda mais a desempregada Bianca Duarte da Silva, de 25 anos. A partir de janeiro, ela fará parte do grupo de cerca de 67 milhões de brasileiros que deixarão de receber o auxílio emergencial, já que o benefício criado para minimizar os impactos econômicos da pandemia de covid-19 não foi prorrogado para 2021 pelo Governo de Jair Bolsonaro. Moradora de São Paulo, a desempregada já calcula o que precisará cortar no próximo ano. “Esse dinheiro ajudou muito nas despesas, na questão de alimentos e fraldas. Tenho um bebê e uma criança de 8 anos. Agora, dependemos todos de uma única renda, que é a do meu marido. Por conta da pandemia, não sei quando conseguirei procurar um emprego. Vai ficar apertado”, explica a jovem, que atuava antes como promotora de vendas, um exemplo da angústia vivida por essa parcela da população brasileira.

Confira reportagem completa no EL PAÍS…

Bahia recebe 120 respiradores do Ministério da Saúde para abertura de novos leitos de UTI

Foto: Divulgação/SESAB

A Bahia recebeu na noite desta segunda-feira (21), 120 respiradores do Ministério da Saúde, possibilitando a abertura de novos leitos de UTI para o atendimento a pacientes graves com o diagnóstico do coronavírus (Covid-19). Deste total, 60 foram entregues no Hospital Espanhol, contando com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e do superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, Glauber Almeida do Nascimento Silva. “Esta é uma demonstração de como, juntos, nós podemos fazer mais e ter melhores resultados. É um exemplo para que possamos enfrentar a segunda onda da Covid-19” – afirmou o secretário, Fábio Vilas-Boas.

Senador da Bahia propõe oito anos de prisão para quem não tomar vacina

Foto: Reprodução

O senador Ângelo Coronel (PSD-BA), presidente da CPMI das Fake News, apresentou um projeto de lei que prevê prisão de até 8 anos para quem não tomar vacinas em casos de emergência de saúde pública, como é o caso da pandemia de coronavírus. O texto proposto por Coronel “altera o Código Penal para tipificar as condutas de não submissão a vacinação obrigatória, disseminação de notícias falsas sobre a eficácia da vacina e de desestimulo à adesão a programa de vacinação”.

Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella é preso em operação da polícia e do MPRJ

Foto: Reprodução

O Prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), foi preso na manhã desta terça-feira (22) em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Além dele, foram presos também o empresário Rafael Alves, o delegado aposentado Fernando Moraes, o ex-tesoureiro da campanha de Crivella, Mauro Macedo, além dos empresários Adenor Gonçalves dos Santos e Cristiano Stockler Campos, da área de seguros.

Polícia Federal apura contratos da Covid-19 e cumpre mandatos em duas cidades da Bahia

Foto: Divulgação

Pelo menos nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na manhã desta terça-feira, dia 22, nas cidades de Ilhéus e Itororó. Segundo informações preliminares, a investigação é referente ao contrato n° 110/2020, com a HSC para fornecimento de pessoal para atuar na Central COVID, instalada no Centro de Convenções de Ilhéus. No cumprimento dos mandatos, agentes da Polícia Federal visitaram a casa do secretário de saúde Geraldo Magela e a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus. As secretarias de Saúde e de Comunicação da Prefeitura até agora não se pronunciaram sobre as investigações e o cumprimento dos mandatos pelos agentes. A Prefeitura de Itororó até agora nada disse. A Delegacia da Polícia Federal, em Ilhéus, também não fez qualquer comunicado sobre as ações nas duas cidades. É provável que informações sejam repassadas em coletiva de imprensa ou mesmo no site oficial da instituição. *Por Pimentablog.