Dia: 3 de fevereiro de 2021
Prorrogação do Auxílio Emergencial de R$ 600 até junho está quase confirmada; confira
O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) bem como o novo presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG), declararam nesta quarta-feira (3) que vão avaliar a liberação do auxílio emergencial em um novo formato que possa respeitar o teto de gastos públicos. Lira e Pacheco, em declaração conjunta nesta manhã, adotaram a necessidade da retomada de uma forma de auxílio durante o surto de Covid-19 no país. Ambos ainda garantiram que o acesso as vacinas também será prioridade tanto na Câmara quanto no Senado. Ambos assinaram uma declaração conjunta que vai estudar a volta do auxílio emergencial para os brasileiros, sem que seja comprometido o teto de gastos públicos. Além disso, Lira e Pacheco destacaram outras propostas que devem avançar nas Casas legislativas, o que inclui a PEC 186/2019, também conhecida como PEC emergencial que cria mecanismos de ajuste fiscal para o país, bem como a PEC dos fundos públicos e a PEC do pacto federativo.
Entrevista ao Bahia Notícias | Zé Cocá quer usar experiência prévia como prefeito para garantir eleição na UPB
Candidato à presidência da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), o atual prefeito da cidade de Jequié, na região do Médio Rio de Contas, Zé Cocá (PP), defende uma gestão conjunta e aposta na experiência que teve como prefeito por dois mandatos, e como deputado estadual para liderar a instituição com base em um perfil municipalista defendido por ele. Em entrevista ao Bahia Notícias, Cocá disse acreditar que sua trajetória política será um fator importante em que os prefeitos devem considerar na hora de escolher o novo gestor da UPB. “Fui prefeito de uma cidade pequena [Lafaiete Coutinho] e sempre fui municipalista. Se você olhar minha história, verá que tenho uma trajetória grande dentro da própria UPB. Fui secretário, participei da formação da chapa em dois momentos, sempre participei muito”, disse.
Volta às aulas presenciais acontecerá antes da maioria da população ser vacinada, diz Rui
O governador da Bahia Rui Costa (PT) afirmou em uma ‘live’ nesta quarta-feira (03) que apesar de não ter ainda uma data certa, a volta às aulas presenciais não estará atrelada à vacinação da população. “A retomada das atividades escolares acontecerá antes da maioria da população ser vacinada, mas não podemos ser irresponsáveis em estabelecer uma data enquanto a ocupação de leitos e o número de mortes se mantiver nos níveis atuais”, afirmou. Segundo o governador, as unidades escolares estão sendo equipadas com mais pias, álcool em gel e equipamentos de proteção. “Já fizemos um plano de alternância de turnos de aulas para evitar a lotação das salas. Também vamos ao STF para pedir que os professores sejam considerados público prioritário no plano de vacinação”, disse.