Blog Bom Jesus Notícias

Rui Costa vai prorrogar medidas restritivas até próxima segunda, dizem prefeitos

Foto: Secom GOV/BA

O governador Rui Costa (PT) vai anunciar a prorrogação do decreto que restringe o funcionamento de atividades não essenciais na Bahia. A decisão foi tomada de forma unânime em reunião do petista com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e gestores de municípios da Região Metropolitana (leia mais aqui). A informação foi confirmada ao BN por prefeitos que participaram do encontro. Segundo apurou a reportagem, a medida , que terminaria às 5h desta quarta-feira (3), será estendida até o mesmo horário da próxima segunda-feira (8). A partir das 17h da sexta-feira (5), voltará a valer a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas regiões que forem abrangidas pelo decreto. A reunião não definiu, no entanto, se as medidas valerão para todo o estado. A expectativa é de que o decreto mantenha de fora das proibições as regiões oeste, norte e nordeste, como ocorre atualmente.

Medidas restritivas pode ser prorrogada até domingo; Decisão será tomada nesta terça-feira (02)

Foto: Reprodução

O governo da Bahia, as prefeituras de Salvador e de cidades da Região Metropolitana (RMS) e a União dos Municípios da Bahia (UPB) se reúnem nesta terça-feira (2) para decidir se haverá prorrogação do decreto de fechamento das atividades não essenciais no estado. A validade da medida termina às 5h desta quarta (3). O Bahia Notícias apurou com uma fonte ligada ao prefeito da capital baiana, Bruno Reis (DEM), que o encontro começou por volta das 12h. A expectativa é de que Bruno proponha a extensão do decreto até domingo (7). Em reunião nesta segunda (1º), ele apresentou esta ideia, que recebeu apoio de empresários da cidade (leia aqui). Bruno ficou, então, de levar a proposta para o encontro desta terça.

Comandante da PM-BA proíbe fotos de policiais fardados nas redes sociais

Foto: Divulgação

O coronel Paulo Coutinho, novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, baixou uma nova resolução proibindo fotos de policiais fardados nas redes sociais. O BNews teve acesso a portaria, publicada na última sexta-feira (26). O texto afirma que “tem sido observado com grande frequência que militares vêm utilizando as mídias sociais para veicular fotos ou vídeos nos quais aparecem uniformizados, ou não, com posturas impróprias, e em circunstâncias que, além da própria honra e da sua imagem, depõem contra a imagem e os valores institucionais”. A portaria ainda considera que a postagem de imagens com exposição de uniformes “em condições que remetem a valores socialmente recriminados, à apologia de condutas ilícitas, à sensualidade corporal, bem como a questões e fatos de natureza interna, constituem práticas que, além de contrariarem o pundonor militar, devem ser repelidas por todos os integrantes da Corporação”.

 

O texto acrescenta que os militares expõem a imagem institucional com tais publicações, não sendo possível “dissociar a imagem da pessoa de um militar uniformizado da imagem institucional”. Quem descumprir a portaria estará sujeito às sanções disciplinares pertinentes. Não são especificadas, contudo, quais seriam tais punições. A regra entrou em vigor a partir da publicação.

O BNews procurou a assessoria de comunicação da PM, que não se pronunciou até a publicação da matéria. // Reportagem do BNEWS