Blog Bom Jesus Notícias

Bahia | Planejando retorno das aulas na próxima semana, mais da metade das cidades baianas estão sem transporte escolar

Foto: Reprodução

Faltando cinco dias para a volta às aulas na rede estadual, o Governo do Estado informou que vai enviar ônibus e recursos para a contratação do transporte público dos alunos. Segundo a União dos Municípios da Bahia (UPB), 54% das cidades não realizaram licitação, ou ainda estão em processo, para contratação de transporte escolar, procedimento que dura em média de 30 a 40 dias. Nesta quarta-feira (21), o governador Rui Costa comentou o assunto durante a entrega de um conjunto habitacional, em Salvador.

Caminhoneiros avaliam eventual paralisação a partir do próximo domingo

Entidades e associações que representam caminhoneiros avaliam a possibilidade de realizar uma paralisação nacional a partir de domingo (25), Dia do Motorista, que poderia crescer na segunda-feira (26). Há um descontentamento de parte da categoria com promessas não cumpridas pelo governo Jair Bolsonaro e com as altas recentes do preço do óleo diesel. Entre as insatisfações também são citadas o fim da isenção do PIS/Cofins sobre o diesel, os preços elevados dos insumos para o transporte de cargas e a falta de fiscalização do piso mínimo do frete. Algumas entidades já decidiram apoiar a interrupção das atividades, mas reuniões ainda serão realizadas ao longo desta semana para definir a posição da categoria, segundo representantes ouvidos pela reportagem.

Rui Costa decretou o retorno das aulas, mas professores ameaçam não retornarem às salas de aula

Foto: Reprodução

No dia 5 de maio deste mês, o Governo da Bahia baixou um decreto liberando a volta às aulas na modalidade semipresencial a partir do dia 26 de julho, próxima segunda-feira. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB) da Bahia acusam a medida de ser unilateral e de representar uma ameaça sanitária para todo o estado. Em entrevista ao programa Brasil Notícias, o diretor da APLB em Vitória da Conquista, professor Toni Alcântara, afirmou que os professores da rede estadual se recusam a aceitar o retorno às aulas nos termos propostos, em razão do cenário da pandemia, da alta taxa de ocupação de leitos de UTI e da falta de imunização para todos.

Morte dos Ciganos: Comitiva do Governo Federal e Direitos Humanos visita Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Uma comitiva com representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) está em Vitória da Conquista (BA) desde segunda-feira (19) para discutir ações para povos e comunidades da região, além de dialogar com autoridades locais. O grupo foi recebido pela prefeita do município, Sheila Lemos. Nesta quarta-feira (21), a comitiva se reúne com representantes do Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia e uma mãe cigana que perdeu quatro filhos na última semana. Acompanham a agenda o coordenador de atendimento a violações de direitos humanos, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), Vandervaldo Lima; o coordenador-geral de proteção à testemunha e aos defensores de direitos humanos, Douglas Franco; e a diretora de promoção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, Marina Reidel.

Mirante | Prefeito Wagner Ramos participa de reunião para implantação do Consórcio de Desenvolvimento da Chapa Sul

Foto: Divulgação

Mais um importante passo rumo a implantação do Consórcio de Desenvolvimento Chapada Sul foi dado na última segunda-feira (19), quando o prefeito de Mirante Wagner Ramos, juntamente com os prefeitos de Barra da Estiva,  Ituaçu, Rio de Contas, Iramaia e Tanhaçu, estiveram na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahiah (SDE), onde formalizaram o protocolo de intenção da formação do consórcio, durante uma reunião com secretário Nelson Leal. Além dos prefeitos supracitados, ainda estarão participando, conforme já demonstraram interesse, os prefeitos de Ibicoara, Jussiape, Caetanos e a prefeita de Contendas do Sincorá. A reunião ainda contou com a presença do Deputado Federal Cláudio Cajado, que apoia a constituição do consórcio que tem como finalidade somar forças para promover ainda mais o desenvolvimento dos municípios participantes.

Governo da Bahia anuncia volta às aulas semipresenciais em 26 de julho

Foto: Reprodução

A portaria que prevê o retorno das aulas semipresenciais e estabelece orientações gerais para a Educação estadual foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (20). O texto prevê o início das aulas na modalidade de ensino híbrido a partir da próxima segunda-feira (26) para o ensino médio. As demais séries escolares, como o fundamental, vão retornar em 9 de agosto. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) chama atenção para que sejam observados e cumpridos protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

As aulas presenciais foram condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e à observância aos protocolos sanitários. Cada turma de estudantes será dividida em duas, sendo uma turma formada por alunos cujo nome próprio seja iniciado por letra constante do grupo de letras de “A” a “I” e a outra turma formada por alunos cujo nome próprio seja iniciado por letra constante do grupo de letras de “J” a “Z”. As escolas têm autonomia para fazer ajustes na escala conforme a realidade de cada turma e em função de outros critérios.