Blog Bom Jesus Notícias

Poções: Helicóptero leva donativos a pessoas ilhadas na Lagoa da Serra

Na manhã desta quinta-feira, 30 de dezembro, Coordenadora Municipal da Defesa Civil, Vanessa Amorim, se comunicou com o comandante da CPRSO (Comando de Policiamento Região Sudoeste da Bahia) Cel.Ivanildo Silva, que informou sobre uma aeronave que está vindo com remédios para Poções. A mesma aeronave (Helicóptero) esteve levando e entregando donativos como; alimentos, água e remédios para a povoado de Região Lagoa da Serra e outras comunidades adjacente que estão ilhados  em decorrência das fortes chuvas que cai sobre o município. Os donativos foram entregue a presidente da Associação dos Moradores. A ação é uma parceria da Prefeitura, governo do Estado, Defesa Civil municipal e estadual juntamente com o Corpo de Bombeiro e Exército.

 

Primeira semana de 2022 deve ser de chuvas intensas no sudoeste baiano, alerta climatologista

As previsões meteorológicas mostram que novas chuvas intensas serão registradas em todo sudoeste baiano, no início do ano de 2022. Segundo o geógrafo e pesquisador em Climatologia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Rosalves Lucas Marcelino, logos nos primeiros dias de janeiro, uma nova leva de chuvas cairão sobre a região devido a um fenômeno conhecido como La Ninã. “Todo sul e sudoeste baiano será atingido, inclusive Brumado, com chuvas mais intensas na região litorânea. Vai seguir o mesmo padrão de chuvas que está acontecendo agora”, informou. Ao site Achei Sudoeste, o pesquisador destacou que será um período de muita chuva e nebulosidade. // Informações do Achei Sudoeste

Bom Jesus da Serra de Luto: Morre o grande homem, “Mero do Bar”

Hoje tem festa no céu! Mero do Bar chega ao encontro de Jornandão, dois amigos, irmãos e camaradas, que partiram e deixaram seus legados como cidadãos humildes e respeitados na sociedade bom-jesuense. Mero faleceu nesta quinta-feira (30 de dezembro) no hospital de Bom Jesus após passar mal.

Aos “muitos amigos” e familiares, os sinceros sentimos do Blog Bom Jesus Notícias. 

Chuvas na Bahia foram as mais volumosas do planeta em dezembro, aponta estudo

Barragem que se rompeu na zona rural de Bom Jesus da Serra

As chuvas que causaram a tragédia na Bahia foram as mais intensas em todo o planeta  durante o mês de dezembro, segundo pesquisa da empresa de meteorologia Metsul. O levantamento foi feito com dados da base de monitoramento global de precipitação da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), a agência climática do governo dos Estados Unidos. Entre os dias 24 de novembro e 24 de dezembro, o mapa de anomalia de precipitação mostra as áreas do Sudeste Asiático, perto da Indonésia e Papua Nova Guiné, com volume mais abrangente de águas, mas a região da Bahia é a maior do mundo com intensa precipitação.

Climatologista da Uesb reafirma ciclo intenso de chuvas até início da próxima década na Bahia

O geógrafo e pesquisador em Climatologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Rosalves Lucas Marcelino, informou que as previsões apontam um ciclo intenso de chuvas em toda região até o início da próxima década. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que os dados são embasados em projeções matemáticas e padrões de repetição analisados desde 1930. “Até 2030 haverá bem mais La Niñas do que El Niños, o que significa que a quantidade de águas será bem intensa e haverá uma espécie de recuperação hidráulica dos solos e dos lençóis freáticos que estavam em retração”, destacou. Ele já havia esclarecido o período chuvoso no nordeste em novembro de 2020 (veja aqui). Nessa próxima década, o pesquisador ressaltou que haverá períodos de menor precipitação, porém, no geral, as chuvas serão constantes. “Teremos períodos curtíssimos com temperaturas elevadas e baixa precipitação. Falando matematicamente: 70% desse período de 10 anos será de boas quantidades de chuvas e 30% de período seco”, asseverou.

Zé Cocá se reúne com Rui Costa e defende ações para reconstrução dos municípios

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, esteve reunido com o Governador Rui Costa e O secretariado estadual, nesta quarta-feira (29), em Ipiaú, para discutir as ações a serem implementadas pelo Governo do Estado da Bahia na reconstrução dos municípios, atingidos pelas fortes chuvas deste mês de dezembro. O presidente da UPB ressaltou que será necessária uma força-tarefa, envolvendo municípios, governos estadual e federal, na reconstrução da infraestrutura dessas localidades. Zé Cocá também colocou a UPB à disposição dos gestores na elaboração de projetos de engenharia e arquitetura para que os municípios captem recursos de financiamento das obras necessárias.

Bolsonaro demonstra desprezo à vida humana, diz Rui Costa, governador da Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que não espera a visita de Jair Bolsonaro à região e que o presidente demonstra desprezo à vida humana. As declarações foram feitas durante entrevista à Folha de S. Paulo. “O presidente durante toda a sua gestão demonstrava desprezo em relação à vida humana. Durante três anos, em nenhum momento, em nenhum outro desastre, na pandemia, ou em qualquer situação que significasse prestar solidariedade à vida humana ele fez qualquer gesto. É um presidente que não demonstra nenhum sentimento em relação à dor do próximo”, criticou o governador baiano, que estima ainda que os recursos necessários para a recuperação do estado cheguem a R$ 1,5 bilhão. Costa disse esperar que o governo federal possa contribuir com valores significativos.

Alerta em Bom Jesus da Serra: Barragem corre o risco de se romper

Barragem do Ribeirão do Peixe, que se rompeu no município

Um comunicado da Prefeitura de Bom Jesus da Serra através do prefeito Jornandinho, informa que o município foi alertado sobre o sério risco que a barragem do Matias corre de ser romper. Caso isso venha a acontecer toda a água da referida barragem segue para o açude de Bom Jesus, deixando o mesmo comprometido.

Bahia: Rui Costa vê cenário de guerra e diz não ter prazo para recuperar estradas

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou hoje novas ações de assistência às vítimas das fortes chuvas que atingem o estado e já causaram a morte de 20 pessoas e afetaram mais de 470 mil pessoas. Em entrevista concedida a veículos da Bahia, ele disse que as chuvas deixaram um cenário “de guerra” e que ainda não tem como dar um prazo para a recuperação das estradas estaduais e federais afetadas pelas inundações. “A extensão da destruição é o que impressiona. Parece que houve uma guerra. As crateras, as barragens que foram levadas, as pontes, o dano à infraestrutura é enorme. Nossos técnicos estão avaliando os danos, mas ainda não temos esse dado concreto”, afirmou o governador.

Leia mais…

Caetanos: Prefeito Paulo de Reis visita família que teve a casa desmoronada

O prefeito Paulo de Reis e Avaí Barreto, chefe da defesa civil fazem inspeção em casa que sofreu avaria com o excesso de chuvas. Uma residência no Bairro Terra Branca, não resistiu veio desabar parcialmente, sem maiores danos aos moradores, trata se da casa do Sr. Gezo Viana, 55 anos. Segundo o chefe da defesa civil houve o comprometimento total da edificação e a necessária retirada dos moradores. A Secretária de Assistência Social, Ivone Damacena atendendo a um pedido do prefeito Paulo de Reis, alugou uma casa e acolheu os moradores.