A prorrogação do congelamento do ICMS dos combustíveis contou, até a tarde de quarta-feira (26), com a adesão de 21 governadores, mas não contou com o aval do chefe do Executivo da Bahia, Rui Costa (PT). As informações são da coluna Radar, da Veja. O reajuste do PMPF — preço médio ponderado ao consumidor final, que compõe o cálculo do ICMS — já estava suspenso entre 10 de novembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022 e, agora, os mandatários decidiram pela renovação da medida. O imposto na Bahia já está congelado desde o dia 5 de novembro, quando o governo estadual atendeu decisão tomada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) (leia mais aqui). O Confaz é um órgão composto por secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal.
Dia: 27 de janeiro de 2022
Rui recua e diz que não vai exigir comprovante de vacinação para estudantes
O governador Rui Costa voltou atrás e desistiu de exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para estudantes da rede estadual de ensino. O decreto estadual nº 20.907 exige o passaporte vacinal para o acesso a prédios públicos, o que inclui escolas. Sendo assim, apesar de poderem se matricular para o ano letivo de 2022, os alunos da rede estadual de ensino não poderiam adentrar nas instituições para assistir às aulas caso não apresentem o comprovante de vacinação contra a Covid-19.
Bom Jesus da Serra: Constantes quedas de energia causam transtornos e prejuízos a moradores
No últimos dias os moradores de Bom Jesus da Serra, tanto da sede, como da zona rural têm enfrentado transtornos com as constantes quedas de energia no município. Nesta quarta-feira (26) foram várias quedas seguidas na sede e zona rural, em algumas localidades rurais ficaram mais de 8 horas sem energia, restabelecendo o sinal somente as 3:30 da manhã. E junto com os transtornos vêm os prejuízos, quando aparelhos eletrônicos queimam.