Blog Bom Jesus Notícias

Rui Costa afirma que não vai reduzir ICMS dos combustíveis

O governador Rui Costa (PT) foi questionado, nesta segunda-feira (27), se pretende reduzir a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis, como tem feito outros governadores no Brasil. Ele disse que a alta dos preços é provocada por questões políticas e de produção, disse que o tributo é fundamental para manter as contas do governo em dias e afirmou que não haverá redução. Durante a resposta, ele citou o caso do Rio Grande do Sul que anunciou há duas semanas a diminuição do valor do imposto.

LEIA MAIS

“Nossa maior aliança é com o povo da Bahia”, afirma Rui Costa ao confirmar saída de Leão da base aliada

“A nossa maior aliança foi construída em bases sólidas com o povo da Bahia”. O comentário é do governador Rui Costa ao confirmar a saída do vice-governador João Leão da base governista e do seu pedido de exoneração do cargo de secretário de Planejamento. Rui ressaltou seu agradecimento a Leão, mas deixou claro que foi uma decisão do vice-governador seguir um caminho diferente. Sob o ponto de vista administrativo, nada muda: “Nosso ritmo de correria, de cuidar de gente e trabalhar pelas pessoas que mais precisam vai continuar até o último dia do meu governo”. Sob o ponto de vista político, o governador foi enfático: “Nós já temos candidatos a governador e a senador. Nossa chapa está sendo formada e ficando bastante forte para chegarmos a mais uma vitória, pois são nomes que verdadeiramente representam um projeto liderado pelo presidente Lula. E o nosso grupo está ao lado do povo que deseja Lula para reconstruir o Brasil”, concluiu.

PP entrega cargos no governo e deixa base aliada do PT na Bahia

O vice-governador João Leão (PP) entrega a carta de demissão do cargo de secretário estadual de Planejamento ao governador Rui Costa (PT) na tarde desta segunda-feira (14). O movimento é a confirmação de que o Progressistas deixa a base aliada do PT após uma aliança de quase 12 anos – o partido passou a integrar o grupo no segundo mandato de Jaques Wagner no Palácio de Ondina. Leão será seguido pelos demais filiados ao PP que compõem o primeiro e segundo escalão, entre eles o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, que ocupava a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Góes. 

João Leão entrega cargos no governo Rui Costa nesta segunda-feira (14), em primeiro movimento de rompimento

O afastamento do vice-governador João Leão (PP) do grupo governista seguirá um rito. Primeiro, nesta segunda-feira (14), todo o PP entrega os cargos no governo. Depois, na quinta ou sexta-feira, o rompimento com o governador Rui Costa (PT) será anunciado. Leão fechou o apoio unânime do partido à sua decisão de apoiar ACM Neto (DEM) à sucessão. Todos acham que o senador Jaques Wagner (PT) não poderia ter feito maior desfeita ao vice ao ter anunciado pela imprensa que Rui ficaria no mandato até o final e não entregaria o governo a ele, como haviam acordado. Leão será candidato ao Senado de Neto, posição que havia lhe sido bloqueada na chapa governista com o apoio de Wagner e Rui à candidatura à reeleição de Otto. O PP tem as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, ocupada pelo próprio Leão, além da Bahiapesca e de, segundos os deputados, duas centenas de cargos. Leia mais: