Blog Bom Jesus Notícias

Declarações de ACM Neto reforçam ideia de mulher na vice; entenda

As recentes declarações do pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto (UB) reforçam as expectativas por uma presença feminina na vaga de vice, única aberta para composição de chapa majoritária. Até o momento, nomes como o da vereadora de Salvador pelo PSDB, Cris Correia, da ex-prefeita de Brejolândia, Marizete Bastos (UB), e da vereadora de Serrinha, Edylene Ferreira (Republicanos) são os mais cotados. No encontro estadual do União Brasil Mulher na Bahia, o ex-prefeito sinalizou a importância da presença feminina em cargos de primeiro escalão. “Durante oito anos na Prefeitura de Salvador, trabalhei abrindo espaço para que muitas mulheres competentes e determinadas ocupassem posições no primeiro escalão da minha gestão para que pudessem ter poder de decisão, e muitas delas foram imprescindíveis pro resultado do trabalho”, disse.

Prefeitura de Jequié investe em obras de contenção de encostas nos bairros

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura, vem investindo em obras de contenção de encostas nas localidades desgastadas pelas chuvas e onde as casas estão em vulnerabilidade e correm risco de desmoronamento.  As intervenções buscam garantir mais segurança e qualidade de vida para as famílias diretamente beneficiadas com a construção dos muros de arrimo e serviços de drenagem. A equipe de trabalho segue atuando, agora, na Rua São Benedito, no bairro Campo do América.

LEIA MAIS

Rui Costa diz que proposta de Bolsonaro sobre ICMS dos combustíveis vai “quebrar” estados

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse, nesta quarta-feira (8), que a proposta do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para zerar o ICMS dos combustíveis “quebrará” os estados, se aprovada pelo Congresso Nacional, e que se trata de uma “artimanha”  com fins eleitoreiros. “Não posso concordar em tirar dinheiro da saúde, segurança e educação para garantir altos lucros de companhias de petróleo”, disse Rui Costa, durante audiência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), em Brasília. Na última segunda-feira (6), o presidente apresentou a proposta do governo de zerar os impostos federais sobre os combustíveis e, com aprovação no Senado do projeto de lei que busca congelar a alíquota do ICMS em 17%, propor uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para ressarcir os estados que aceitarem zerar também o ICMS dos combustíveis.

Jerônimo Rodrigues muda visual e aparece com novo sorriso após procedimento

Pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues deu um tapa no visual e apareceu com um novo sorriso após procedimento dentário. Nesta segunda-feira (6), o petista fez sua primeira aparição pública com o novo sorriso. Jerônimo Rodrigues esteve no evento do Programa de Governo Participativo (PGP), no bairro de Periperi, em Salvador. Pré-candidatos costumam mudar a apresentação visual antes do início da campanha eleitoral. O hoje governador Rui Costa (PT), por exemplo, retirou os óculos para disputar a sua primeira eleição para o governo da Bahia em 2014. // Informações do Metro1

Parcelamento previdenciário especial não está compatível com capacidade de pagamento dos municípios

Fotos: Euro Amancio

Para debater com a Receita Federal o parcelamento previdenciário dos municípios e discutir a PEC da redução da alíquota do INSS a União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou, na manhã desta terça-feira (7), no auditório da instituição, mais uma edição do UPB Debate com o tema Dívidas Previdenciárias e suas Implicações para a Gestão Municipal. Mais de 200 pessoas participaram do evento. Os gestores estão bastante preocupados com as temáticas. A Emenda Constitucional (EC) 113/2021, de 8 de dezembro  do ano passado, estabeleceu o parcelamento dos débitos previdenciários em até 240 parcelas mensais (20 anos).

A questão é que ao iniciarem o processo de adesão do parcelamento excepcional, os gestores estão se surpreendendo com um valor de parcela incompatível com a capacidade de pagamento da prefeitura. Outra questão é a redução da alíquota do INSS, que, graças a grande mobilização da UPB, já recebeu a numeração de PEC 14/2022. De autoria do deputado baiano Cacá Leão, a PEC prevê a redução da alíquota patronal do INSS (atualmente de 22,5%) pela metade, com retenção na fonte.

Genial/Quaest: Lula tem 52,87% dos votos válidos e venceria no 1º turno

Pesquisa da Quaest Consultoria contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência e venceria a eleição em primeiro turno. No cenário testado com mais pré-candidatos, o petista aparece com 46% na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos presidenciáveis. O presidente Jair Bolsonaro (PL) está em segundo lugar, com 30%; Ciro Gomes (PDT) é o terceiro, com 7%. Considerando apenas votos válidos — são descartados indecisos, brancos e nulos — Lula aparece com 52,87% das intenções de voto.

LEIA MAIS