De acordo com informações do Blog do Ricardo Nolasco, no final da tarde deste sábado (19) um homem foi brutalmente assassinado a golpes de chave de fenda na região sudoeste da Bahia. O homicídio aconteceu durante uma partida de futebol na região do Capinado, zona rural de Anagé. Ainda não temos informações sobre a identidade da vítima e o paradeiro do acusado.
Dia: 19 de novembro de 2022
Jovem vai ao médico com dores nas costas e descobre estar em trabalho de parto na Bahia
Uma mulher de 20 anos foi ao médico com dores nas costas, na última quinta-feira (17), e saiu de lá carregando um bebê. A jovem chegou no hospital em trabalho de parto, mas só descobriu que estava grávida através de um exame de raio-x. O caso aconteceu na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia. Neiliana Santos Pinheiro foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para tratar as fortes dores que sentia nas costas. O médico perguntou se a jovem estava grávida, mas ela negou. Para saber o que a mulher tinha, o especialista decidiu fazer um exame de raio-x, mas durante a realização do exame veio a surpresa: havia um bebê em sua barriga.
Tragédia em Macarani: Jovem cai e morre no momento que estacionava mote na garagem da própria casa
Uma tragédia comove a comunidade de Macarani, no Centro Sul Baiano. Após um encontro com amigos um jovem acabou tendo a sua vida interrompida num trágico acidente na noite da sexta-feira (18). Maycon Lopes acabou caindo logo após entrar com a motocicleta na garagem de sua residência. Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mas não resistiu. A imagem acime mostra os últimos momentos de Maycon antes da fatalidade. O corpo passa por necropsia no Instituto Médico Legal de Itapetinga.
A foto oficial da Seleção para a Copa do Mundo de 2022
Os jogadores foram fotografados vestindo uniformes com a numeração da Copa do Mundo, com a tradicional camisa amarela, short azul e meiões brancos. Dentro das instalações do CT da Juventus, os atletas também posaram para outros registros promocionais do torneio.
Urgente: INMET emite alerta laranja de chuvas intensas para Bom Jesus da Serra e região
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo potencial de chuvas intensas para grande parte da microrregião de Poções. Na lista estão os municípios de Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Iguaí, Ibicuí, Nova Canaã, Manoel Vitorino, Mirante e Planalto. Nas cidades pode chover entre 30 e 60 por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os ventos intensos devem ficar entre 60 e 100 km/h. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Mirante: Secretaria de Saúde reforça a importância da realização dos exames preventivos
Novembro Azul campanha de conscientização contra o Câncer de Próstata, e a Prefeitura de Mirante, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da realização dos exames preventivos;
Prefeitura de Itabuna decreta situação de emergência por causa da chuva
A prefeitura de Itabuna, cidade no sul da Bahia, decretou nesta sexta-feira (18), situação de emergência nas áreas do município que foram afetadas pela chuva forte. De acordo com a gestão municipal, desde terça-feira (15) há registro de temporal em Itabuna, com enxurradas. Nesta sexta-feira, houve chuva forte no período da tarde e céu encoberto. Alguns pontos da cidade ficaram alagados. Na saída de Itabuna para Ilhéus, parte de um barranco cedeu e a terra invadiu a pista parcialmente. Houve ainda queda de uma árvore que causou a interdição da BR-415. Em nenhum dos casos houve registro de feridos.
Região: Corpo de jovem desaparecida com o irmão é encontrado entre Itagibá e Dário Meira
UPB mobiliza líderes municipalistas do Norte e Nordeste pela aprovação da PEC que reduz contribuição previdenciária dos municípios
Diante da confirmação de que será apreciada na próxima semana na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 14/2022, que reduz a alíquota patronal do INSS pago pelas prefeituras, a União dos Municípios da Bahia (UPB) articula com os municípios do Norte e Nordeste e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) uma mobilização em Brasília para sensibilizar os parlamentares membros da comissão. A entidade busca a aprovação da admissibilidade da matéria que propõe reduzir pela metade a contribuição social sobre a folha de pessoal dos municípios.
De acordo com a UPB, as prefeituras pagam uma alíquota patronal de 22,5%, uma das mais altas aplicadas a empregadores no Brasil, sendo que prestam um serviço de interesse público ao cidadão. “A Câmara precisa votar essa PEC não só a pedido da Bahia, mas de todo o Brasil, para salvar as finanças dos municípios que não conseguem equilibrar as contas com a alíquota da forma como está hoje. Uma mudança vai permitir que os municípios retomem a capacidade de investimento porque as gestões estão endividadas e sufocadas pelo custo altíssimo com o INSS”, aponta o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, que estará em Brasília na próxima semana para acompanhar a votação com prefeitos da Bahia e das regiões Norte e Nordeste.
A proposta foi construída em conjunto pela UPB e o deputado federal Cacá Leão, que assina a autoria da matéria. Segundo o presidente da CCJ, o deputado baiano Arthur Maia, que confirmou a inclusão da matéria na pauta de votação, a aprovação da PEC é “justa e necessária, afinal de contas todos nós sabemos as dificuldades que as prefeituras têm para pagar o INSS, que não é só aquele do seu mês, mas também aqueles outros acordos de parcelamentos que foram feitos em gestões passadas e que trazem imensas dificuldades”.
“A receita dos municípios está comprometida de tal maneira com o INSS que sobra pouco para investir em áreas sociais e infraestrutura. É fundamental que nós prefeitos estejamos de olho nessa matéria para a sobrevivência das nossas gestões”, completa o vice-presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre, Quinho, que participará da mobilização em Brasília.
Relator no STF vota por derrubar prisão especial para quem tem curso superior
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou nesta sexta-feira (18) para derrubar a previsão de prisão especial para quem tiver diploma de curso superior antes da condenação definitiva. Moraes é relator de uma ação protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2015 que questiona o benefício previsto no Código de Processo Penal. A procuradoria defende que a norma viola a Constituição, ferindo os princípios da dignidade humana e da isonomia. Os ministros julgam a ação no plenário virtual, quando os votos são inseridos no sistema eletrônico da Corte e não há debates.
A prisão especial prevista em lei não tem características específicas para as celas – consiste apenas em ficar em local distinto dos presos comuns. No voto apresentado, Moraes concorda que a norma é inconstitucional e fere o princípio da isonomia. O ministro afirmou que não há justificativa para manter um benefício que, segundo ele, transmite a ideia de que presos comuns não se tornaram pessoas dignas de tratamento especial por parte do Estado.
“A norma impugnada não protege uma categoria de pessoas fragilizadas e merecedoras de tutela, pelo contrário, ela favorece aqueles que já são favorecidos por sua posição socioeconômica”. “Embora a atual realidade brasileira já desautorize a associação entre bacharelado e prestígio político, fato é que a obtenção de título acadêmico ainda é algo inacessível para a maioria da população brasileira”, diz Moraes. “A extensão da prisão especial a essas pessoas caracteriza verdadeiro privilégio que, em última análise, materializa a desigualdade social e o viés seletivo do direito penal, e malfere preceito fundamental da Constituição que assegura a igualdade entre todos na lei e perante a lei”, escreveu.
Comoção na Região: Amigos e familaires se despedem de Rafael Aguiar em Vitória da Conquista
Foi sepultado na manhã desta sexta-feira (18), no Cemitério Municipal do Kadija, em Vitória da Conquista, o corpo de Rafael Aguiar, de apenas 3 anos. Ele, que foi vítima decomplicações de saúde, é filho do servidor municipal lotado no Centro de Referência de Assistência Social do Loteamento Nova Cidade, Paulo Roberto Alves de Aguiar Júnior. O velório aconteceu na Avenida Mongóios, no Loteamneto Parque Comveima. Aos amigos e familiares, os nossos sinceros sentimentos. *Com informações do Blog do Anderson