O motorista de uma ambulância veio a óbito após um grave acidente entre o veículo e um caminhão na manhã desta quarta-feira (30), na BR-030, trecho do município de Palmas de Monte Alto. Segundo informações recebidas pela reportagem, a ambulância é do município de Feira da Mata. O motorista tinha 47 anos, foi socorrido com ferimentos graves pelo Samu 192 para o Hospital Geral de Guanambi, mas não resistiu aos ferimentos. (Fonte: Site Notícias VCA)
Dia: 30 de agosto de 2023
Luto na região do Penachinho: Morre o sr. Gaim, pai do ex-vereador Dena
Luto na região do Penachinho: Morre o Sr. Gaim pai do ex vereador Dena. Com pesar que noticiamos o falecimento do Sr. Manoel Xavier Ribeiro, aos 95 anos, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (30) na região da Bananeira. O Sr. Manoel, ou Gaim, como era conhecido e chamado por todos, era pai do Sr. Laudionor Xavier Ribeiro, popular Dena, ex-vereador no município de Boa Nova. Gaim era uma pessoa carismática, amigos de todos e homem de bem. Seu corpo está sendo velado na casa de Tiadú, na região da Bananeira de onde sairá para o sepultamento. Neste momento de dor, a equipe do Portal Panorama Geral, na pessoa de seu editor chefe, Van Nascimento, expressa o mais profundo e sincero sentimento de pesar aos familiares e amigos enlutados. (Fonte: portalpanoramageral)
Prefeituras da Bahia entram em greve por queda em repasse de fundo dos municípios
Órgãos públicos municipais na Bahia fizeram uma espécie de “greve” contra a crise financeira causada pela estagnação no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feito pela União. A campanha, batizada de “Sem FPM não dá”, vai acontecer nesta quarta-feira (30). Em todo o estado, 80% dos municípios são considerados de pequeno porte e não possuem receita própria. São 375 municípios baianos com população menor a 50 mil habitantes, o que corresponde a 89,92%. Neste cenário, as transferências feitas pela União mantêm as contas ajustadas e garantem a execução de serviços municipais em diferentes áreas sociais. Na quarta-feira (30) serão mantidos apenas servidos de natureza essencial a exemplo de saúde (urgência e emergência), coleta de lixo urbano e segurança pública. As prefeituras que participarem da ação ainda farão ações de comunicação voltadas para o debate sobre o tema. A Prefeitura de Bom Jesus da Serra também aderiu ao movimento grevista, porém, os serviços essenciais como saúde foram mantidos.