Blog Bom Jesus Notícias

Deputado Hassan comemora redução da alíquota do INSS dos municípios e defende segurança jurídica

Foto: Euro Amâncio

O deputado estadual municipalista Hassan (PP) comemorou a aprovação do Projeto de Lei 334/2023, que desonera a folha pagamento de 17 setores da economia até 2027, e incluiu a redução da alíquota patronal do INSS dos municípios de 22,5% para 10%, contemplando a luta iniciada na Bahia, pela União dos Municípios da Bahia (UPB), na gestão do então presidente Zé Cocá, prefeito de Jequié. “Os municípios enfrentam grave crise financeira, e a redução da alíquota patronal do INSS, agora aprovada, vai assegurar o equilíbrio fiscal dos municípios pelo menos pelos próximos quatro anos, já que o projeto expira em 2027”, analisa Hassan. Ele alerta que “precisamos continuar lutando para garantir essa redução da alíquota através de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que não pode ser alterada por projetos, proporcionando garantia jurídica”.

Defesa Civil alerta para riscos de chuvas intensas na Bahia; veja cidades que podem ser afetadas

Foto: Divulgação | Agraer

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (29), um alerta para chuvas acumuladas com risco de perigo potencial para alguns municípios do Centro Sul, Vale São-Franciscano e Extremo Oeste baiano até esta quarta-feira (30). Segundo o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a previsão indica uma precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h), com ameaças de corte de energia elétrica, queda de galhos e alagamentos. Todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil já está em alerta, reforçando a atenção aos municípios que se encontram na mancha de chuvas intensas. É recomendado desligar os aparelhos elétricos e permanecer em local abrigado. Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil do seu município, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar (193).

58% das cidades baianas fecham o primeiro semestre com as contas no vermelho, aponta CNM

Foto: CNM

Com aumento de despesas e diminuição de receitas, 58% dos municípios baianos fecharam o primeiro semestre com as contas no vermelho. Segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Na Bahia, 200 Municípios de 345 que enviaram dados ao Siconfi encerraram o primeiro semestre de 2023 com déficit. Nesta quarta-feira (30), as cidades participam de uma paralisação nacional que chama atenção contra a redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em 2022, no mesmo período, eram 55 (16% dos respondentes). Segundo a CNM, isso significa que o percentual de comprometimento da receita está alto. Na Bahia, a cada R$ 100 arrecadados nos pequenos Municípios, R$ 92 foram destinados a pagamento de pessoal e custeio da máquina pública.

Prefeitos baianos fazem balanço positivo da paralisação

Foto: Divulgação | UPB

Os gestores baianos fizeram balanço positivo da paralisação “Sem FPM não dá”, que teve adesão de 320 municípios baianos e prefeituras de 16 estados brasileiros, a maioria do Nordeste, nesta quarta-feira (30). Liderado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), o movimento teve o intuito de chamar a atenção do governo federal para a severa crise financeira que atinge as administrações locais, incluindo a queda de receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que só este mês de agosto apresentou redução de 7,95%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Leia mais >>