Blog Bom Jesus Notícias

Vereador eleito em Maracás vai plantar uma árvore para cada voto obtido

Foto: Euro Amâncio

Eleito vereador de Maracás defendendo propostas para fortalecer o campo, criar e garantir oportunidades para a agricultura familiar, com a oferta de assistência técnica e verticalização da produção, gerando empregos e renda, o técnico agrícola Heraldo Júnior, lançou uma campanha inusitada e surpreendente no município. “Para cada voto que tive nas urnas, vou plantar uma árvore, para deixar Maracás mais verde”, disse ele.

As três primeiras mudas plantadas, em um sítio de sua propriedade localizado no Maria Inácia Ranch, foram de paineira, escova de garrafa e pata-de-vaca, mas no total serão 553, o número total de sua votação. Mas diante da boa recepção, a expectativa é que esse número possa dobrar. “Nosso objetivo de recuperar áreas degradadas, com árvores frutíferas e nativas, a exemplo de quaresmeiras, quasqueiros, paus-brasil, e ypê”, explicou Heraldo, reafirmando o compromisso de campanha, de trabalhar para a implantação de um viveiro municipal para produção e distribuição de mudas.

Milhares de pessoas curtiram a festa da vitória de Welton em Bom Jesus da Serra; confira as fotos!

Aconteceu ontem (domingo – 13) em Bom Jesus da Serra, a festa da vitória em comemoração à eleição de Welton, que foi eleito prefeito no dia 06 de outubro com a maior votação da história. Milhares de pessoas curtiram os shows de diversas atrações musicais.

O evento também contou com parque para as crianças, almoço e churrasco. 

Confira as fotos:

PSD é o partido que mais elegeu prefeitos na Bahia; um em cada 4 municípios será comandado pela legenda a partir de 2025

Noedes, Otto, Welton

Partido vai governar em 115 das 417 cidades do estado. Na Chapada, serão 10 municípios comandados por prefeitos da legenda. Base política do governador teve vitórias em 309 cidades, enquanto a oposição conquistou 107 municípios.

O Partido Social Democrático (PSD) foi a legenda que mais elegeu prefeitos na Bahia nas eleições municipais de 2024. A partir do ano que vem, 115 das 417 cidades do estado estarão sob o comando de prefeitos filiados ao partido. O número equivalente a mais de 27% das cidades do estado.

No ranking dos partidos que conquistaram mais prefeituras, o segundo lugar foi ocupado pelo Avante. O partido saiu vencedor em 60 municípios. E também se consolidou como a legenda que mais cresceu entre uma eleição municipal e outra, saindo de 4 prefeitos eleitos em 2020 para os atuais 60 em 2024.

Zé Cocá e Hassan, líderes políticos consagrados na Bahia

As eleições municipais de 2024, tabuleiro para as eleições de 2026, provocaram importantes mudanças no mapa político da Bahia, a exemplo do que ocorreu nos municípios de Feira de Santana, Lauro de Freitas, Ilhéus, Salvador e Jequié, onde candidatos apoiados pelo presidente Lula, governador Jerônimo e caciques do PT foram derrotados.

Mas esse é um tema que deixamos para as análises dos cientistas políticos.

O que nos chama a atenção, em particular, é a eleição na cidade de Jequié, onde o prefeito Zé Cocá (PP) se reelegeu com o maior percentual de votos válidos registrados em todo Brasil: 91,97%, sendo aclamado pelos jequieenses que fizeram história nas urnas, em reconhecimento à gestão que em menos de quatro anos mudou a realidade de Jequié, do abandono ao franco desenvolvimento.

Welton é eleito prefeito de Bom Jesus da Serra com maior votação da história; diferença foi de 1.394 votos

Foto: Blog Bom Jesus Notícias

Welton, do PSD, foi eleito neste domingo (6) prefeito de Bom Jesus da Serra (BA) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Welton teve 4.359 votos, 58,68% dos votos válidos. Foi a primeira vez na história que um candidato atingiu mais de 4.000 votos. Também foi a maior difença de votos, sendo 1.394.

Confira o resultado após a apuração:

  • Welton (PSD): 4.359 votos, 58,68% dos votos válidos
  • Jornandinho (AVANTE): 2.965 votos, 39,92% dos votos válidos
  • Praça do Posto (PDT): 104 votos, 1,40% dos votos válidos

A eleição em Bom Jesus da Serra teve 7.796 votos totais, o que inclui 66 votos brancos, 0,85% dos votos totais, e 302 votos nulos, 3,87%. A abstenção foi de 1.588 eleitores, 16,92% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.