O setor de comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, mantenedora do Hospital Manoel Novaes, confirmou que uma criança está internada naquela unidade de saúde com sintomas semelhantes aos do coronavírus.
De início, a notícia era de que tinham sido duas pessoas atendidas na mesma condição, mãe e filha, mas só a criança apresentaria os sintomas. Ainda assim, os pais dela também estão em isolamento. Por precaução, a direção forneceu máscaras para as pessoas que estavam no hospital na hora em que a família chegou. Ainda assim, muita gente foi embora ou desistiu se esperar assustada com a falta de informação.
Segundo o Hospital Manoel Novaes, a menina e os pais chegaram recentemente da Itália, assim como a religiosa que está internada no isolamento do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Segundo o secretário de Saúde do município do Sudoeste da Bahia, a mulher esteve na região de Siena.
Não há como dizer que os dois casos são de coronavírus. Até uma gripe tem sintomas parecidos, que podem confundir. Tanto a religiosa internada em Jequié, como a criança no Manoel Novaes, de Jequié, se submeteram a exames clínicos específicos e os resultados saem até sexta-feira (28).
VEJA A NOTA DA SANTA CASA DE ITABUNA
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna informa que existe um caso suspeito de Coronavírus que esteve recentemente na Itália. A criança encontra-se internada no Hospital Manoel Novaes, isolada dos demais pacientes, bem como os seus genitores.
A vigilância epidemiológica já esteve hoje no hospital e colheu os exames necessários, mas segundo a direção técnica do hospital, a criança passa bem.
O hospital mantém as suas atividades de rotina tranquilamente e todos os funcionários estão orientados, trabalhando devidamente paramentados.