A Força Aérea do Chile (FACh) informou na madrugada desta terça-feira (10) que busca possíveis sobreviventes do incidente com um avião C-130 Hércules da corporação. A aeronave desapareceu nessa segunda-feira (9), durante um voo para a Antártica, e o paradeiro é desconhecido. Trinta e oito pessoas estavam a bordo.
O avião partiu da cidade de Punta Arenas às 16h55 (horário local e de Brasília) e perdeu contato com a base de controle às 18h13. Das 38 pessoas a bordo, 17 eram tripulantes e 21 eram passageiros. O diretor de Imprensa e Operações da Força Aérea do Chile, general Francisco Torres, disse que quando o avião desapareceu estava a 700 km de Punta Arenas e a 500 km de seu destino na Antártica.
Após o comunicado oficial sobre a perda de contato com o avião, equipes de resgate partiram para operação de busca e salvamento na região de Magalhães, no sul do Chile. Navios mercantes que estão na área foram acionados para ajudar na busca. A Força Aérea do Uruguai colocou um Hércules para auxiliar a operação. As condições meteorológicas estavam boas no momento em que a aeronave desapareceu.