A Procuradoria Geral do Estado da Bahia, após determinação do governador Rui Costa (PT), vai ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o estado adquira doses da Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19. A possibilidade do estado ingressar com uma ação no STF havia sido sinalizada pelo gestor na quarta-feira (13) (leia aqui) e agora se efetivou. Na ocasião ele afirmou que iria se reunir com a PGE e discutir o assunto.
A confirmação veio através do próprio governador em uma publicação nas redes sociais. “Determinei à Procuradoria Geral do Estado da Bahia que ingresse com uma ação no Supremo Tribunal Federal para que possamos efetivar a compra direta da vacina russa Sputnik V, com a qual já assinamos um acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses”, postou Rui. A partir na próxima semana a Sputnik V será produzida no Brasil por um laboratório de Brasília (lembre aqui).
No Twitter, o governador baiano ainda disse que não pretende assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diariamente “diante da incapacidade do Governo Federal”. “Se eles não têm capacidade de fazer nada, melhor que peçam demissão ou renunciem. O povo brasileiro não merece ser maltratado e humilhado. Precisamos reagir!”, escreveu.