A Prefeitura de Bom Jesus da Serra, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA), por meio do Programa Saneando a Bahia, realizou, durante os dias 12, 13 e 14 de março, reuniões setoriais na zona rural e na sede, dando seguimento a segunda etapa do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
O evento foi realizado em cinco (05) localidades da zona Rural do município e uma na sede sendo elas: (Distrito de Água Bela, Segredo, Lagoa do Mel, Jararaca, Queimadas e Sede) , com a participação das comunidades locais e das Associações em geral. Em cada setor, foram levantadas as dificuldades enfrentadas pelos moradores, com relação a saneamento básico, cujos componentes são: água, esgoto, lixo e chuva. Os participantes, além de apontarem os problemas existentes em suas localidades, apresentaram possíveis soluções. Tudo isso ficará registrado no PMSB.
A construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), conta com a participação da população e o apoio do Prefeito Edinaldo Meira Silva – Gazzo, através da equipe nomeada para o Comitê de Coordenação e Executivo com assessoria do IFBA, FUNASA. Segundo a Técnica Social do PISA, Edneia Cotrim Magalhães e a engenheira Mayara Borges, os Eventos Setoriais de Diagnóstico e Prognóstico, são momentos importantes do PMSB. Pois são os momentos da participação social, onde os munícipes falam sobre os problemas existentes nas suas ruas e comunidades. Ao mesmo tempo levantam as possibilidades de soluções. Criando aí, um processo participativo para melhoria na qualidade de vida e na construção do controle social. Fazendo com que, os mesmos, compreendam as suas comunidades numa perspectiva de territórios, onde os sentimentos de pertença surgem com muita força. Pois não tem como construir uma política publica sem a participação popular/social.
Veja fotos:
[RoyalSlider Error] No post attachments found.
A construção desse Plano é de extrema importância para o município e a participação social é indispensável, assim como a fiscalização futura, quando for aprovado e estiver em execução. Trata-se de uma conquista para a cidade, pois, segundo informações da Funasa, dos 417 municípios baianos, apenas 50 foram contemplados com o PMSB, o que nos coloca numa posição de destaque e prestígio. O prefeito Gazzo tem pedido todo o empenho possível na construção desse plano”. Após as etapas seguintes de construção, aprovação pelo o comitê e votação na câmara municipal de vereadores, o plano até final do ano será virado lei para que o Prefeito Municipal, através de projetos busquem obras com recursos federais para atender a demanda da população com as soluções de cada problema apresentado. // Informações do Blog Bom Jesus Destak.