Blog Bom Jesus Notícias

El Niño deve atingir pico em dezembro com temperaturas de 45° na Bahia

Foto: NOAA

A influência do El Ñino tem contribuído para a ocorrência desses fenômenos climáticos extremos. O El Niño é um fenômeno climático que esquenta as águas do Oceano Pacífico e ele deve durar pelo menos até o final do verão, ou seja, dezembro, janeiro e fevereiro vai esquentar mais ainda, segundo a colunista do iBahia Thaic Carvalho. Neste pico, algumas cidades da Bahia podem chegar aos 45° na temperatura. Vale lembrar que o El Niño favorece as ondas de calor por bloquear as frentes frias, causando períodos com temperaturas pelo menos 5°C acima da média, por pelo menos três dias consecutivos.

De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor na Bahia possui algumas “quebras”. Ao iBahia, ela explicou que a queda de um ou dois graus na temperatura já desclassificam como onda de calor o período, apesar de a região ainda seguir com a sensação e não existir, de fato, nenhuma melhoria. Alerta amarelo na Bahia.

O Inmet emitiu alerta amarelo, que significa “possível perigo” para uma faixa entre Minas Gerais e João Pessoa, pegando um grande trecho da Bahia. O alerta é por conta da baixa umidade que varia entre 30% e 20 %, o início foi às 12h da segunda-feira (20) e se encerra na noite desta terça-feira (21). As áreas afetadas no estado são Centro Sul Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia e Nordeste Baiano, com cidades como Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Jequié e Vitória da Conquista na lista.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também