A alta no preço da carne já ultrapassa a casa dos 30 reais o quilo, em Poções. Em alguns açougues, o valor médio do filé mignon subiu de R$ 29,00 para R$ 35,00, conforme levantamento feito nesta quinta-feira (5) pelo Blog do Jeferson Almeida (tabela abaixo);
A notícia não é nada boa para os próximos dias. A expectativa é que o preço continue subindo. Frango, porco e até os ovos também encareceram. As carnes devem continuar com preços altos por mais alguns meses, até a oferta de animais para o abate, principalmente bovinos, voltar a crescer — o que deve acontecer entre janeiro e fevereiro, dizem especialistas. Desde outubro, o brasileiro viu os valores dispararem.
Não foi a procura nos açougues brasileiros que fez o preço da carne disparar. Foi a “fome” dos estrangeiros, especialmente chineses, que, segundo frigoríficos, pagam até 15% a mais pela carne.
Entre setembro e outubro as exportações para China (+110%), Rússia (+694%) e Emirados Árabes (+175%) cresceram muito na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a associação que representa os frigoríficos (Abrafrigo). // informações do Blog do Jeferson Almeida.