Blog Bom Jesus Notícias

Mirante: Comunidade do Pelado é beneficiada com o Programa Água Doce

Fotos: Divulgação

A comunidade do pelado, recebeu nessa sexta-feira (09) um sistema de abastecimento do Programa Água Doce (PAD), uma parceria do Governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB), e Governo Municipal. A Obra e vai beneficiar cerca de 50 famílias e um rebanho de mais de 100 animais.
Estavam presentes a assistente social da CERB Miriam, o vice prefeito Moisés Seles, o secretário de Infraestrutura Wanderly Meira e a representante da secretaria de agricultura Magna Lisboa, alem de algumas pessoas da comunidade local.

O secretário de infraestrutura, Wanderly, destacou a importância da obra, principalmente nos períodos de estiagem: “Não tenho dúvida que esta é uma obra estruturante e que torna as comunidades independentes no que diz respeito ao abastecimento de água, dando mais qualidade de vida através de água para o consumo humano,  a dessedentação animal, as pequenas plantações e ainda a criação de peixes. Um grande programa que vamos levar também a outras comunidades”, informou.

O vice prefeito Moisés Seles, que estava presente no ato da entrega, destacou: “O Programa Água Doce veio para minimizar o sofrimento de quem mora no semiárido. Com este sistema estamos atingindo o nosso objetivo que é o de trazer água potável para quem sofre com a escassez. Uma parceria que fortalece estas regiões mais carentes com um sistema completo, fácil de operar e de grande importância para estas comunidades”, reforçou.
“Agora nossa vida melhorou bastante, por que sem água nada dá certo. Com dessalinizador vamos ter água de qualidade. Gostaria de agradecer a Cerb e a prefeitura por terem olhado por nós e terem trazido essa benção pra nossa comunidade do pelado”. Agradeceu a produtora rural, Simone Gomes.

O Programa Água Doce é composto de um poço que joga a água para três reservatórios destinada para o dessalinizador que faz todo o processo de tratamento deixando a água pronta para o consumo humano. Além disso, a água bruta restante serve para saciar a sede dos animais e para a plantação de forrageiras. O rejeito, ou seja, a água não tratada que sai do sistema é despejada em um tanque onde os moradores podem criar peixes melhorando a renda e a alimentação da comunidade.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também