As manchas de óleo bruto que atingem as praias do Nordeste estão se aproximando de Abrolhos, no sul do estado da Bahia. Conforme foi veiculado pelo Estadão, apesar de ainda não ter sido atingido, o local reúne a maior diversidade de corais do Atlântico Sul.
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICNMBio), que administra o parque de Abrolhos, informou que equipes que atuam no monitoramento realizaram um sobrevoo, nesta quarta-feira (23), para avaliar como está a região.
Segundo a publicação do Estadão, o ICMBio apontou que, se forem detectadas manchas, será acionado o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), integrado pela Marinha, Ibama e Agência Nacional do Petróleo, para o envio de barcos e ações de contenção.
Na terça-feira (22), um navio-patrulha partiu das proximidades de Recife para retomar as buscas por manchas de óleo no litoral do Nordeste. A cidade da costa mais próxima de Abrolhos é Caravelas, no litoral sul baiano. A prefeitura da cidade alegou que as manchas de óleo ainda não tocaram as praias do lugar.