Blog Bom Jesus Notícias

Pico da pandemia no Brasil será no fim de abril com 65 mil casos, calcula UBS

Projeção do banco suíço UBS com base nos atuais casos de coronavírus no Brasil e na experiência de países que adotaram o distanciamento social aponta que o pico da pandemia no país ocorrerá na última semana de abril, quando o número de casos oficiais deve chegar a 65 mil. O banco avalia que a extensão do distanciamento social no Estado de São Paulo para além de maio será chave para medir o custo econômico da covid-19 para o Brasil.

Com os 33 mil casos alcançados na última sexta-feira, o Brasil está no 11º lugar entre 42 países que registram mais de mil casos pela doença até 31 de março. O UBS calcula que o número real de casos está na faixa de 370 mil. Quando chegar ao pico oficial de 65 mil o número real terá alcançado 775 mil.

Essa discrepância entre números oficiais e estimados ocorre porque o Brasil continua muito atrás na testagem de coronavírus, com apenas 296 testes por milhão de habitantes, contra 10.333 por milhão nos Estados Unidos ou 20.629 por milhão na Alemanha.

“Estimamos que dada a subnotificação e os casos assintomáticos, o número real de casos neste momento deve estar perto de 370 mil”, diz o relatório do banco divulgado na tarde da última sexta-feira. O texto cita que outra estimativa, da PUC-Rio, do dia 13 de abril, também chega perto disso, de 300 mil casos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também