Blog Bom Jesus Notícias

Poções: Candidatos ao Conselho Tutelar reivindicam novas eleições

O Informe Liberdade II Edição da ultima sexta-feira (11), recebeu a comissão formada por candidatos que concorreram ao Conselho Tutelar de Poções. Durante a entrevista e em nota, os candidatos explicam os motivos de reivindicarem novas eleições.

Confira a nota:

“As eleições para escolha dos novos conselheiros tutelares de Poções, no dia 06 de outubro do corrente ano, foram marcadas por muito tumulto e desorganização, além do uso do poder econômico, influência política e desrespeito a todos os eleitores que foram exercer seu direito de cidadão e cidadã; o que levou os candidatos e candidatas, a requererem à Promotoria Publica em Poções, a realização de uma nova eleição para escolha do conselho tutelar de Poções…

…Já foram protocolados vários documentos ao MP, destacando os problemas, que na opinião de muitos candidatos e também da população, comprometeu toda a eleição e até o resultado final da eleição, tais como:

1º O uso do transporte para transportar o eleitor da zona rural, que pegou de surpresa todos os candidatos, que receberam a notícia as vésperas da eleição, pois até então estava proibido o uso de transportes, sendo que apenas 18 regiões foram contempladas, prejudicando muitos candidatos que concentrou sua campanha na sede do município.

2º Falta de estrutura para recepcionar todos os eleitores, contando apenas com 8 urnas para recepcionar os votos em  apenas um colégio, no universo previsto para eleição, entre 8.000 à  10.000 eleitores. Tornando impossível contemplar o direito de votar de todos os eleitores, que acabaram retornando pra casa por conta das quilométricas filas e desorganização.

3º Desrespeito aos estatutos do idoso, da criança e deficiente, que estiveram que esperar 1, 2, 3 horas pra votar.

4º Muitas pessoas foram embora sem votar também porque seu nome não estava na lista de votantes, depois de ficarem horas na fila, onde foi divulgado em cima da hora, que pessoas que tinha feito transferência de títulos e a biometria recentemente não podiam votar.

5º Mudança do horário da votação por 2 vezes. Estava programado pra fechar os portões às 16h, depois por contar do grande numero de eleitores mudou para às 17h, depois para às 20h.

6º Dois banheiros disponíveis dentro da escola, não comportando a quantidade de eleitores.

7º Pessoas passando mal por problemas de saúde, com sede e fome.

Na avaliação dos candidatos, o resultado não representa fielmente o retrato do que poderia ter acontecido se todos os eleitores tivessem seu direito de voto garantido; pois se tínhamos uma previsão de 8.000 á 10.000 eleitores, e apenas pouco mais de 4.066 eleitores votaram; então 4.000 ou mais eleitores ficaram sem votar, e isso poderia quem sabe mudar o resultado final da eleição.

Está sendo coletado na comunidade um abaixo assinado da população, pra que os eleitores que foram prejudicados do seu direito de voto e também aqueles que não concordam com a forma de como foi realizada estas eleições, que será protocolado no Ministério Público.”

*Texto: Candidatos ao Conselho Tutelar de Poções


Curta e Compartilhe.


Leia Também