A espera acabou, após 25 anos de separação a paciente Gabriela reencontra sua Mãe através do cartão SUS (Sistema Único de Saúde). Tudo isso graça habilidade e profissionalismo de Mariane Santiago, digitadora da UBS (Unidades Básica de Saúde), conhecido como “Puericultura”.
Gabriela, moradora da região da Piedade, zona rural do município de Poções, chegou a Unidade para marcar um exame, enquanto Mariane Santiago fazia o procedimento, Gabriela disse ” Trabalhar no computador precisa de muito estudo né?” perguntou ela a Mariane que prontamente respondeu, “Não, só precisa de prática e conhecimento”. Gabriela comentou “Tem mais de 25 anos que não vejo minha mãe”, ” mais sei que está viva, sinto isso”.
Após ouvir esse comentário, a digitadora Mariane comoveu com a historia relatada por aquela paciente, que então parecia tão aflita e esperançosa. Foi quando então Mariane começou a consultar via cartão SUS para ver se conseguia alguma informação sobre a Mãe de Gabriela. Algum tempo depois, através de um endereço passado por Gabriela, onde a mesma disse após ter uma vaga lembrança localizada na Cidade de Francisco Morato, região Metropolitana de São Paulo. Prontamente Mariane entrou em contato com o Hospital Geral de Francisco Morato, onde confirmou que a Sra. Adrelina morava no endereço citado por Gabriela.
Após anotar o telefone da residência, a digitadora ligou, quando alguém atendeu ela disse: “É dona Adrelina”? ”Sim, quem gostaria?”, Mariane se identificou e disse que estava com Gabriela, a filha dela. Segundo relatos da própria digitadora, “A Mãe chorou e disse; Achei minha Filha!”.
As duas conversaram por algum tempo, em seguida trocaram mais informações e na manhã deste domingo (19), Adreline desembarcou no Terminal Rodoviário de Poções, em um encontro emocionante.
O trabalho e a solidariedade de Mariane foi elogiados por todos da Unidade Básica de Saúde, através da Enfermeira Fabiana Marcial, que ainda acrescentou: “Além da atitude louvável de Mary, quero ressaltar a importância do cartão SUS. Através da consulta no Sistema Único de Saúde, uma Filha encontra a Mão que não se via a mais de 25 anos”, concluiu ela.