Conforme divulgado pelo BOM JESUS NOTÍCIAS, a direção do Hospital São Lucas realizou na manhã desta sexta-feira (27) uma coletiva de imprensa para explicar o fechamento do Pronto Socorro do Hospital São Lucas, que ocorrerá a partir da próxima quarta-feira, 1º de Agosto. A notícia pegou todos de surpresa e deixou a população regional totalmente revoltada. Fundado na década de 70, o Hospital São Lucas, que até a década de 90 se chamava Hospital Regional de Poções, atende além de Poções vários municípios da região.
Na coletiva, transmitida ao vivo no facebook, estiveram presentes o provedor do Hospital São Lucas, Flávio D’Antônio, o Diretor da empresa Vertix (Administradora da Unidade), Marcos, e o secretário de saúde do município de Poções, Jorge Luís.Durante a entrevista, os veículos de comunicação locais que participaram do encontro questionaram a mudança em uma conversa bastante elucidativa. Os entrevistados deixaram claro que a decisão foi tomada pelo Secretaria Estadual de Saúde e pelo Governo do Estado da Bahia, na pessoa do secretário Fabio Vilas Boas e do Governador Rui Costa. Segundo a direção do Hospital, objetivo é readequar os recursos, ampliando a oferta de cirurgias da Santa Casa.
Com a decisão, a partir do dia 01 de agosto, todos os atendimentos de urgência e emergência realizados no Hospital São Lucas passarão a ser atendidos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA-24h, fato que que pode precarizar o atendimento da unidade e onerar a Secretaria Municipal de Saúde que terá que contratar mais profissionais para atender a alta demanda. Por toda Poções e região, diversos usuários do Hospital São Lucas questionam a decisão do Governo do Estado. Afinal, se realmente a SESAB pretende melhorar os serviços da unidade hospitalar não será promovendo o caos com o fechamento um Pronto Socorro que durante décadas atende a região.
Nas redes sociais, o fechamento do Pronto Socorro do Hospital São Lucas foi o assunto mais comentado entre os internautas de toda região. De acordo informações, vários manifestos estão programados para acontecer nos próximos dias na tentativa de sensibilizar o governador Rui Costa para que mude sua decisão ou que realize investimentos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA-24h para que suporte a alta demanda que irá receber. //Informações do Portal Poções.