A Prefeitura Municipal de Poções, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece a população sobre mais um caso CONFIRMADO e CURADO do Coronavírus no município. Trata-se de um paciente, sexo masculino, 36 anos, residente de outro município, que aproximadamente há 40 dias encontrava-se na casa de familiares na cidade. O mesmo apresentou sintomas gripais no dia 18/05/2020. Ressaltamos que ao apresentar os sintomas o paciente já se encontrava em Poções por um período suficiente que nos permite afirmar que a infecção ocorreu em nosso município. Ele procurou o serviço de saúde particular em Vitória da Conquista, onde permaneceu internado para tratamento e exames, sendo confirmado seu diagnóstico.
O paciente não passou pelos serviços de saúde do município, sendo atendido e notificado em Vitória da Conquista no dia 01/06 (15 dias após os sintomas), onde foi coletado os exames e diagnosticado positivo para COVID, ficando internado por 4 dias. Recebemos do Núcleo Regional de Saúde de Vitória da Conquista nesse fim de semana, uma planilha com o nome do paciente e o contato para monitoramento. Localizamos seu endereço e contactamos com o mesmo, colhendo todas as informações que eram necessárias para investigação da Vigilância Epidemiológica (VIEP).
Hoje (07/06/2020), após contato da VIEP, o referido paciente apresenta-se saudável, sem nenhum sintoma gripal, em isolamento domiciliar, junto aos seus familiares que estão todos sem sintomas. Contados 20 dias, pela data dos primeiros sintomas (18/05) até a data de hoje (07/06), e por estar há mais de 72 horas sem sintomas gripais, seguindo os documentos técnicos do Ministério da Saúde, o paciente em questão é considerado CURADO, pelos critérios já estabelecidos, entrando no boletim de hoje como caso CONFIRMADO e CURADO.
Sempre firmados em manter o compromisso da transparência nas informações e no esclarecimento de dúvidas à população, informamos mais esse caso confirmado e curado no boletim de hoje (07/06/2020). Reforçamos a toda a população que fique em casa e se precisar sair, use sempre a máscara de forma correta, como sempre é orientado por especialistas e divulgado frequentemente na mídia.
Lorena Santos | Secretária Municipal de Saúde