Uma comissão de prefeitos do Sudoeste Baiano, entre eles esteve presente o prefeito de Bom Jesus da Serra, Edinaldo Meira – (Gazzo). Na ocasião, os prefeitos se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua Andrade, na manhã desta quinta feira dia (11), em Brasília para solicitar o retorno da Operação Carro-Pipa.
Em resposta o ministro determinou retomada do abastecimento aos municípios onde está decretado estado de emergência por conta da estiagem prolongada, assim como em Bom Jesus da Serra e nos demais municípios que tiveram suspenso o abastecimento de água por carro pipa. Nos próximos dias será feito a homologação do decreto de emergência por parte do Ministério da Integração Nacional.
Nesta reunião foi discutida a possibilidade do abastecimento de água ser nas cisternas familiar, porque não adianta abastecer em ponto comunitário, as famílias devido a distância para pegar água continuam sem acesso. Na próxima semana vai acontecer uma reunião entre a UPB, o Exército Brasileiro que é o responsável pelos carros pipas, e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) para tratar detalhes da de entrega da água. A esperança é avançar nas ações que busquem alternativas de convivência com semiárido, pois os meses de seca que se aproximam, trazem grandes preocupações com a escassez de água e alimentação para o rebanho.
Hoje foi publicado o Decreto estadual que declara Situação de Emergência por estiagem em 29 municípios do sudoeste baiano. Aguardando o reconhecimento federal para os serviços emêrgenciais de atendimento à população afetada, principalmente o abastecimento com água potável através de carros pipas, tanto o realizado pelo Exército Brasileiro, como o executado pela SUDEC/GOVERNO DO ESTADO.