A Prefeitura Municipal de Mirante, através da Secretaria Municipal de Saúde, e conselho de saúde, realizou Ontem, dia 16.04.2019 a 5ª Conferência Municipal de Saúde, tendo como tema “Democracia e Saúde, a mesma foi subdividida em três eixos. No eixo 1 obteve o tema: Saúde como Direito; no eixo 2: Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e eixo 3: Financiamento do Sistema único de Saúde. A solenidade iniciou às 9h, no auditório da Câmara Municipal de Mirante, com o hino nacional, formação da mesa de abertura e a leitura do regimento da Conferência que foi elaborado e aprovado pelos conselheiros. A conferência reuniu autoridades, profissionais, representantes dos Conselhos Locais de Saúde e usuários, obtendo cerca de 140 pessoas que compareceram a abertura oficial do encontro.
O mesmo contou com a presença do prefeito Lucio Meira, do vice Moises Seles, do secretário de Saúde, Leandro Gonçalves, da Coordenadora da Atenção Básica Katia Meira, o Palestrante Murilo Porto, e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vilquenia Porto, além de Profissionais da área da saúde de Mirante, representantes de vários segmentos da sociedade civil e demais pessoas da comunidade. Na abertura, a Representante e Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vilquenia Porto, ressaltou a importância do momento. “Essa é uma oportunidade para discutirmos as políticas públicas que desejamos implantar em nosso município, pois a conferência é um momento para controverter e avaliar o Sistema Único de Saúde e a participação popular nesse momento é de suma importância para conseguimos, levar as propostas para a etapa federal e nacional”, disse.
O Secretário Municipal de Saúde, Leandro Gonçalves, agradeceu o apoio de da ex-secretária Betânia Gomes, e destacou a participação das pessoas. “A conferência é um momento de reflexão sobre a saúde em nosso país. Eu quero agradecer por esse momento que é importantíssimo para nosso município, porque é aqui que podemos discutir onde estão nossos problemas; vamos elaborar propostas juntos; para que possamos dar aos munícipes a saúde que eles merecem”, afirmou o secretário. Já o prefeito listou os principais avanços da saúde durante sua gestão, a exemplo da reforma dos postos de saúde e inauguração de PSF do Campo da Volta, também falou da importância no investimento da saúde municipal. “Estamos aqui em prol de uma saúde melhor.
[RoyalSlider Error] No post attachments found.
Em prol de críticas construtivas, para que a gente consiga dar passos mais largos para poder minimizar o sofrimento de quem é usuário do SUS. Todo investimento que a gente faz na saúde, o que a gente está melhorando, é com um intuito só: o bem-estar da população”, disse o prefeito. O vice Moises Seles falou que o maior desafio é como garantir saúde pública de qualidade para o maior número de cidadãos e consequentemente, seu financiamento. “Aqui começamos apontar soluções para melhorias da saúde pública municipal. Acompanhamos a busca do prefeito e toda a equipe da Secretaria em garantir que os Mirandenses tenham acesso a uma saúde de qualidade”, afirmou. A 5º Conferência Municipal de Saúde de Mirante contou com 40 delegados, dos quais 13 são os Conselheiros Municipais de Saúde que são delegados nato, e os outros delegados que foram escolhidos pela população.
Os principais pontos discutidos sobre melhorias serão levados para a Conferência Estadual, que acontece em junho. Sucessivamente as sugestões também serão levadas para a Conferência Nacional, realizada no mês de agosto. É na etapa municipal que serão eleitos os delegados que vão participar da etapa estadual, assim como serão formuladas as diretrizes para a saúde em três esferas, sendo elas: Estadual, do Distrito Federal e Nacional referentes ao tema e aos eixos temáticos. Programação seguiu com a apresentação da leitura do regimento por Adriane,
O evento contou com a palestra do Professor de pós graduação da escola Bahiana de medicina e especialista em saúde Pública Murilo Porto, que também sugeriu temas para a serem debatidos e levados à Conferência Estadual de Saúde, palestrou sobre o tema Democracia e Saúde, e deu ênfase à história do SUS a partir da Constituição de 1988, onde foi garantido a todos o direito à Saúde Pública. “Essa conferência é uma rediscussão da 8ª Conferência Nacional de Saúde, com grande relevância, por ter sido a primeira com participação popular”, enfatizou. Ao final, a plenária realizou as votações das propostas que serão enviadas através do relatório final emitido pelo conselho municipal, sendo encaminhado também à Gestão Municipal de Saúde e Conselho Estadual de Saúde.