A advogada Jeniffer Pereira Melgaço, de 29 anos, foi a primeira pessoa a testar positivo para covid-19 no Rio de Janeiro, há mais de um ano. Ela superou a maioria dos sintomas da doença, mas revelou ao Globo que até agora não recuperou totalmente o olfato e o paladar. “Estou sem olfato e paladar mesmo passado um ano, só sinto algo meio distorcido. Eu fui a um otorrino, que me passou um remédio e uma tomografia, mas a medicação não teve efeito algum. Depois, eu tentei sentir cheiro de café e de alguns óleos fortes, mas nada. É horrível ficar sem sentir o cheiro e gosto, pois a comida deixou de ser um prazer. Não sinto mais o cheirinho de chuva, ou o do arroz da minha avó”, lamentou.
Jennifer foi infectada quando fez uma viagem à Itália, passando pela Lombardia, primeiro epicentro de covid-19 na Europa. Ao voltar para o Brasil, teve como sintomas tosse, febre e coriza. E durante dois meses ficou com cansaço excessivo. Apesar do sofrimento e da sequela sentida até hoje, ela agradece por não ter transmitido o vírus. “Eu sou muito grata, porque fiquei muito assustada e com muito medo de contaminar as pessoas. Graças a Deus, não passei para ninguém”.
Agora, com mais de 11 milhões de casos registrados no Brasil, Jennifer lamenta que tenha visto muitos amigos infectados e, mesmo assim, poucos cuidados sanitários.