Blog Bom Jesus Notícias

Rui Costa anuncia planejamento de volta às aulas na Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa, falou nesta segunda-feira (3) sobre o planejamento para o retorno das aulas nas escolas estaduais. Apesar de não haver data prevista para essa volta, de acordo com o planejamento, as aulas devem acontecer incluindo todos os sábados, sem recesso no final de ano e com encerramento do ano letivo apenas em fevereiro de 2021. “No retorno vai ter aula todos os sábados e provavelmente vamos alternar, dividindo a turma em duas, garantindo dentro da sala o distanciamento social. Será obrigatório uso de máscara dentro da escola por todos”, afirmou o governador. “Devemos ir até fevereiro, para terminar o ano de 2020. Não terá recesso no final do ano. E com isso a gente cumprirá o número de horas”, acrescentou o governador durante entrega de apartamentos no bairro do Costa Azul, Salvador, pela manhã.

Rui disse que a volta às aulas será acompanhada da testagem de alunos, que já aconteceu em três cidades do interior e constatou uma taxa de contaminação 10 vezes maior do que os números trazidos pelos boletins oficiais dos municípios. “Fizemos em Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. Em duas encontramos 10% da população estudantil e professores (já contaminadas). Tinham 1% em dado oficial”, afirmou o governador. Nesta semana, os testes acontecem em cidades maiores: Jequié, Itabuna e Ilhéus. “Queremos ver o perfil de contaminação”, disse o governador.

O planejamento inclui o reforço de questões sanitárias, como reforma de banheiros, instalação de pias em áreas externas.

Rui Costa também anunciou a instalação de banda larga nas escolas. Os alunos receberão conteúdo digital para baixarem na sala e acompanharem em casa as tarefas. “O jovem vai se interessar mais por conteúdo extra se ele for digital, se ele for no celular, então nós estamos prevendo isso, ele [o estudante] vai baixar na escola e vai pra zona rural, onde ele mora, que às vezes não tem sinal de celular, mas já vai estar tudo carregado ali”, explicou.

Questionado sobre a data do retorno às atividades escolares, Rui afirmou: “A data é a única coisa que está pendente. estamos monitorando a taxa de contaminação e ocupação de leitos. Ainda não podemos afirmar, vai depender do comportamento da doença nos próximos dias. Esses testes que estamos fazendo nas escolas vão ser um bom parâmetro”, acredita. “Só iremos anunciar (a data) quando tivermos uma taxa de contaminação inferior a que temos hoje”, concluiu o governador.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também