Blog Bom Jesus Notícias

Sem outra alternativa, égua com pata quebrada é sacrificada

A égua que estava com uma das patas dianteiras fraturada ao menos há mais de três dias e chamando a atenção de populares que passavam nas imediações da Avenida Lauro de Freitas, no centro de Ipiaú, foi sacrificada por volta das 15h dessa quinta-feira (17). A situação do animal sensibilizou populares que acionaram a imprensa pedindo uma providência do Poder Público Municipal. O responsável pelo animal, conhecido como Matheus, informou durante o programa de rádio Panorama 91 FM, nesta quinta-feira (17), que a égua teria fraturado a pata após um acidente com uma corda ocorrido há cerca de três dias. Ele ainda afirmou que chegou a manter contato com a coordenadora da Vigilância Sanitária, através da veterinária Vanessa Fonseca, para que fossem tomadas as providências cabíveis nesse caso. No entanto, segundo Mateus, até o meio-dia dessa quinta-feira (17), a Vigilância Sanitária ainda não tinha lhe dado um retorno sobre o caso.

Sacrificada

Após a veterinária Vanessa Fonseca localizar o animal e avaliar, juntamente com um especialista em animal de grande porte, o quadro de saúde da égua, foi constatado diante de testemunhas que não haveria outra alternativa senão sacrifica-la por meio de aplicação de sedativos. Após ser eutanasiada, o corpo da égua foi removido por uma equipe da Transloc. A suspeita dos veterinários é que o animal tenha sido atropelada o que resultou numa fratura completa do membro anterior esquerdo. O dono da égua não foi encontrado pela veterinária.

Vanessa ressaltou ainda que a função da Vigilância Sanitária do Município não é de acolher e tratar de animais com maus-tratos, mas que esses serviços geralmente são feitos por ela no papel de veterinária e cidadã. Ela ainda destacou que juntamente com a secretária de Saúde, Laryssa Dias, buscam recursos para montar uma estrutura no município para tais casos. *Com informações do Giro Ipiaú


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também