Ao todo 50 municípios baianos estão sendo afetados pelas chuvas que atingem o estado. Deste total, até o momento, 16 decretaram situação de emergência. O número total de atingidos chega a 65.515 pessoas. Diante desta situação o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, e a equipe técnica da entidade estão entrando em contato com os municípios afetados para dar o suporte no que for necessário junto à Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
A Coordenação Jurídica da entidade está dialogando com a Sudec para auxiliar os municípios em situação de emergência, colocando a equipe à disposição com material de apoio aos gestores – minuta de decreto de emergência e ofícios – e auxiliando o preenchimento do sistema nacional de desastres. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone 71.3115-5925 ou através do e-mail [email protected]. Além disso, o setor jurídico publicou a cartilha “Prevenção de Desastre e Defesa Civil”, com orientações para prevenção de desastres e os direcionamentos da Defesa Civil, disponível aqui.
A Coordenação de Engenharia e Arquitetura da UPB vai auxiliar nos projetos de obras para a reconstrução do que foi destruído e projeto de obras de melhorias preventivas aos impactos causados pelas chuvas. Entre as solicitações atendidas pelo setor está a realização de uma força-tarefa em projetos de obras de drenagem e contenção no município de Cachoeira, a pedido da prefeita, Eliana Gonzaga.
“Estamos enfrentando uma situação de emergência muito triste e preocupante. Em primeiro lugar me solidarizo com as famílias desabrigadas e desalojadas do nosso estado. A UPB já está em ação para apoiar as gestões no sentido de minimizar os estragos causados pelas chuvas”, disse o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá.
Na lista dos municípios afetados estão: Baixa Grande, Cachoeira, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Eunápolis, Ibicuí, Itabuna, Itambé, Itapé, Nova Viçosa, Olindina, Prado, Ribeira do Pombal, Santa Cruz Cabrália, Teodoro Sampaio, Vereda, Aiquara, Caravelas, Floresta Azul, Ibotirama, Itamaraju, Marcionílio Souza, Medeiros Neto, Wenceslau Guimarães, Catu, Ibicaraí, Itanhém, Itapicuru, Alcobaça, Aurelino Leal, Belo Campo, Cipó, Dário Meira, Gandú, Guaratinga, Inhambupe, Ipiaú, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Jitaúna, Juazeiro, Maragojipe, Pau Brasil, Santo Antônio de Jesus, São Félix, Sátiro Dias, Itajuipe, Ilhéus e Teixeira de Freitas. Destes, estão em situação de emergência: Prado, Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Nova Viçosa, Vereda, Olindina, Cachoeira, Eunápolis, Cardeal da Silva, Itapé, Ribeira do Pombal e Teodoro Sampaio.
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz