Nesta segunda-feira (15), o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 chegou a 10.081.771, o que representa 4,76% da população brasileira. Os dados foram reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 estados. Nas últimas 24 horas, 365.313 pessoas receberam a primeira dose do imunizante. Entre os 10 milhões, 3.672.422 pessoas receberam a segunda dose da vacina, o que representa 1,73% da população com a vacinação completa. Nas últimas 24 horas, 104.171 receberam a dose de reforço.
Em São Paulo, 2,89 milhões receberam ao menos a primeira dose, número que está em 838 mil em Minas Gerais e 759 mil no Rio. Os três estados lideram as estatísticas absolutas da imunização. Em números proporcionais em relação à população local, o Amazonas lidera a imunização, com 8,13% de vacinados.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou acordos com a Pfizer e com a Janssen para obtenção de 138 milhões de doses para o Brasil. Pazuello será substituído no comando da pasta pelo médico Marcelo Queiroga, escolhido nesta segunda-feira pelo presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil receberá doses da Pfizer a partir de abril. São esperadas 13,5 milhões de doses no primeiro semestre e outras 86,5 milhões no restante do ano. Já a entrega das doses da Janssen será feita em duas parcelas: 16,9 milhões em agosto e 21,1 milhões em novembro.
O cronograma do ministro prevê a contratação de 562.911.800 de doses até final de 2021, mas há ainda, segundo ele, tratativas com a vacina da Moderna.
Uma operação da Polícia Civil da Bahia para combater organizações criminosas envolvidas com homicídios, tráfico de drogas, roubos e corrupção de menores foi deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (16). A ação cumpre mandados em cidades da região metropolitana de Salvador, sul da estado e no Rio de Janeiro.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a ação integrada é resultado de oito meses de investigação. Não foi informada, contudo, a quantidade de mandados expedidos e nem se são de prisão ou busca e apreensão.
Um homem conhecido como “Vado Gordo” foi preso nesta manhã, em Duque de Caxias (RJ). A prisão foi feita por policiais daquele estado, com apoio da polícia baiana.