Blog Bom Jesus Notícias

Zé Cocá participa de reunião de emergência da CNM sobre proposta do governo de zerar tributação sobre óleo diesel

Para tratar do grande impacto negativo da proposta do governo federal de aprovar na íntegra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que reduz as alíquotas de ICMS de combustíveis, energia e telecomunicações a um teto de 17%-18% e zera a tributação (por meio do ICMS e do PIS/Cofins) sobre o óleo diesel aconteceu na tarde desta sexta-feira (10) uma reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que contou com a participação do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá. “Precisamos nos organizar para fazer uma grande mobilização em Brasília. Os danos causados com essa medida são seríssimos e terá um prejuízo muito forte para os municípios. Já contactamos os três senadores, mas acho importantíssimo que façamos uma mobilização em Brasília para pressionar o Congresso Nacional. Existem outras formas de diminuir o abuso do preço do combustível, que não seja a redução do ICMS”, alertou o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski reforçou a importância das associações municipalistas mobilizarem os senadores dos seus Estados para que não aprove o projeto e convocou os gestores para uma grande mobilização daqui a 15 ou 20 dias em Brasília.

PLP 18/2022

A PLP 18/2022 propõe a alteração de entendimento do Sistema Tributário Nacional e da Lei Kandir com a finalidade de passar a considerar os bens e os serviços tributados pelo ICMS relacionados à energia elétrica, às comunicações, aos combustíveis, ao transporte público e ao gás como essenciais e indispensáveis. Somente essas categorias elencadas representam quase 1/3 da arrecadação total do imposto. Assim, com a alteração prevista na matéria, a redução do valor arrecadado de ICMS em combustíveis, energia e comunicações será de 30,9%.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também