Tomou posse na manhã desta quarta-feira (10) o novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zenildo Brandão, conhecido como Zé Cocá. Ele é Prefeito de Jequié, no território do Vale do Jiquiriça e, no cargo, substitui o ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. Também assumem o mandato para o biênio 2021-2022 a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade, conduzidos por aclamação, uma vez que o pleito contou com uma única chapa. Por conta da pandemia do coronavírus, a cerimônia de posse foi virtual, com a participação remota dos prefeitos, senadores, deputados e do governador da Bahia, Rui Costa.
No discurso de posse, Zé Cocá destacou as dificuldades vividas pelos municípios baianos e elencou como prioridades do movimento municipalista da Bahia a busca pela vacina e uma solução para o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios. Segundo ele, em meio à crise atual, as prefeituras baianas estão tendo os recursos sequestrados para o pagamento da dívida que rola há décadas. “Os municípios de pequeno porte têm vivido um grande problema com o parcelamento do INSS. Muitos estão com o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] zerado. Se não houver um parcelamento urgente, de 240 meses, os municípios vão quebrar, independente de auxílio”, apontou o gestor.
O novo presidente da UPB também afirmou que reunirá os consórcios públicos da Bahia para discutir a compra da vacina contra o coronavírus. “Nossa maior luta agora será a busca da vacina”, disse ao ressaltar que fará o diálogo com o governador Rui Costa para buscar a imunização da população baiana. Zé Cocá citou ainda a necessidade da aprovação do aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o apoio financeiro para recomposição de perdas orçamentárias.
Como líder municipalista, Zé Cocá ressaltou que 70% dos municípios baianos são de pequeno porte e precisam de apoio. Ele se dirigiu ao governador Rui Costa, a quem disse que quer firmar uma parceria para ajudar as prefeituras com projetos de engenharia. Também falou à Assembleia Legislativa, na figura do presidente Adolfo Menezes, que contará com apoio dos deputados estaduais para defender o repasse dos royalties do petróleo do estado aos municípios. “Vou trabalhar de manhã, de tarde e de noite. Junto com nossos líderes políticos vamos construir uma Bahia mais forte”.
Por fim, o prefeito de Jequié agradeceu a confiança dos prefeitos e pregou a unidade do movimento. “Esse ato faz parte de um momento altamente democrático”, reforçou, saudando a articulação para a composição de uma chapa única, com representação pluripartidária e de prefeitos das diversas regiões do estado.
Eures se despede: “dever cumprido”
Ainda na solenidade, após um vídeo com as diversas ações da UPB nos últimos quatro anos, o agora ex-presidente da casa, Eures Ribeiro, falou aos prefeitos da honra de presidir a entidade por duas gestões. Ele disse se despedir com a sensação de “dever cumprido”. “Fico muito feliz de estar passando a presidência da UPB para Zé Cocá, um grande municipalista, preparado. Demos nossa colaboração nesses quatro anos, foram muitas conquistas, mas precisamos avançar mais. O conselho que deixo, Zé, é união, deixar as divergências de lado e se unir porque será um ano muito difícil”.
Ao se despedir, Eures Ribeiro agradeceu a parceria do Governador Rui Costa e dos deputados e senadores baianos. Ele destacou a importância do profissionalismo dos funcionários da UPB para manter a entidade forte e citou a Confederação Nacional de Municípios (CNM) como grande aliada da luta municipalista nacional. “A luta em prol dos municípios da Bahia continua viva e será cada vez mais forte”.
Autoridades destacam a força dos prefeitos
O governador Rui Costa parabenizou Eures Ribeiro pela gestão ao dizer que teria um futuro brilhante pela frente. Rui também acrescentou que Zé Cocá terá “grandes desafios pela frente” e poderá contar com seu apoio. “Eu me coloco ao lado da UPB, ao lado dos prefeitos e prefeitas, para superarmos as dificuldades”, disse. Rui acrescentou que tem feito um alinhamento com os prefeitos para o combate à Covid. “Sou adepto da tese de quem sabe onde estar a goteira é quem está debaixo do telhado, por isso queremos dialogar com prefeitos e prefeitos e ser solidário, porque o ano de 2021 será um ano pior do que foi 2020. Mais do que nunca precisamos dos governadores e dos prefeitos do Brasil porque o Brasil está à deriva”.
Já o vice-governador João Leão, destacou a trajetória política de Zé Cocá “tem gente que nasce com uma estrela na testa”. Segundo ele, Jequié já deu grandes nomes à Bahia e lembrou o ex-governador Lomanto Jr. e a primeira-dama do estado, Aline Peixoto, ambos filhos da Cidade Sol. João Leão citou ainda a Diretoria da UPB, ao saudar o tesoureiro Marcão Cardoso, prefeito de Santana. Ao final, ele deixou uma mensagem aos gestores baianos. “Fico muito feliz de dizer que eu fui prefeito e ser prefeito é uma dádiva de Deus. Vocês todos são escolhidos dele e estão aí para melhorar a vida do povo dos seus municípios”.
Ao citar os prefeitos como “os verdadeiros heróis da política” por serem a autoridade do executivo mais próxima da população, o senador Jaques Wagner saudou os prefeitos. Ele fez questão de parabenizar a postura dos prefeitos na eleição da UPB. “Souberam deixar a vaidade pessoal em segundo plano e colocaram a UPB em primeiro lugar. Quem destacou também a unidade da chapa aclamada foi o senador Otto Alencar. “Todos estavam a altura do cargo, mas Zé Cocá ganha com a unanimidade e tem o compromisso maior ainda de trabalhar por essa unanimidade”. O senador destacou a competência do ex-presidente da UPB, Eures Ribeiro, a quem disse ser bem próximo e saudou a nova diretoria na pessoa do prefeito Quinho, de Belo Campo, novo vice-presidente da entidade.
Otto Alencar citou a busca pela vacina para o coronavírus e disse que a principal bandeira municipalista do momento deve ser também o parcelamento do INSS. “Essa deve ser uma luta de todos nós porque atinge todos os municípios do Brasil. Vai ficar inviável administrar com uma situação dessa”. No mesmo entendimento o senador Angelo Coronel informou ter protocolado hoje um projeto de lei para o parcelamento do INSS patronal dos municípios em 240 meses. Coronel também destacou que “Eures marca história na política da Bahia” e que Zé Cocá, com sua trajetória, “veio pra ficar na vida pública”.
O presidente da bancada baiana na Câmara dos Deputados, Marcelo Nilo, falou do momento em que vive o Brasil e desejou sorte a Zé Cocá. “Você é um predestinado e tem no sangue a marca da luta. Pode contar com a bancada da Bahia”. Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes, lamentou que “ser prefeito é uma tarefa de sacrifício na Bahia e no Brasil, ainda mais no momento em que vivemos. Zé Cocá, conte com a casa do povo, com a nossa assembleia, sabemos que não será fácil e vamos trabalhar pelos municípios da Bahia forte”, reforçou.
O prefeito da capital, Bruno Reis, também saudou o antigo e novo presidente. “A cidade de Salvador lhe agradece , Eures, por defender um municipalismo forte. Como ente da federação somos os que temos maiores atribuições e cada vez mais temos limitações financeiras”. A nova diretoria, Reis classificou como representativa, que contempla todas as siglas partidárias, as regiões da Bahia e as mulheres. “Quero lhe desejar boa sorte, Zé Cocá, já lhe disse na conversa que tivemos que você é um cara de coragem, que aceitou esse desafio, diante de tudo que estamos passando. É bom que você conhece a realidade dos pequenos e grandes municípios da Bahia”.
Atenciosamente,
Wilde Barreto
Jornalista – SRTE/BA 3997